Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Autoridades de Marrocos desmantelam célula terrorista em Tânger

As autoridades marroquinas desmantelaram hoje, em Tânger, uma célula jihadista leal ao grupo terrorista Estado Islâmico composta por cinco jovens que planeavam atacar instalações policiais ou lojas frequentadas por estrangeiros, anunciou o organismo antiterrorismo de Marrocos.

Autoridades de Marrocos desmantelam célula terrorista em Tânger
Notícias ao Minuto

11:40 - 06/10/21 por Lusa

Mundo Marrocos

Em comunicado, o Gabinete Central de Investigação Judicial disse que a operação foi realizada por forças especiais e que foram detidos os membros da célula, com idades entre os 22 e os 28 anos, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

Um dos detidos, que o organismo antiterrorismo marroquino disse ser o "emir" da célula, resistiu com violência aos elementos das forças especiais.

As autoridades marroquinas disseram que os detidos tinham um projeto terrorista com "extensões transnacionais".

Na busca à casa do líder do grupo, os agentes encontraram frascos e garrafas de vários tamanhos contendo ácido nítrico e líquidos químicos suspeitos, assim como pregos, cabos elétricos e seis pequenas garrafas de gás, material utilizado no fabrico de dispositivos explosivos caseiros.

As autoridades encontraram também uma bandeira com o emblema do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh), vestuário paramilitar e armas brancas de vários tamanhos.

Os agentes apreenderam uma grande espada e equipamento de informação e apoio, bem como publicações e fotografias do fundador do ramo do EI no Sahel, Adnan Abu Walid al-Sahrawi, que foi morto em agosto deste ano, no Mali, num ataque aéreo francês.

Segundo informações preliminares da investigação, além da preparação para o fabrico de dispositivos, os suspeitos estavam a realizar trabalhos de recrutamento e de angariação de fundos para as suas ações terroristas.

Em particular, pretendiam detonar remotamente bombas em locais como as sedes da polícia e contra o pessoal de segurança marroquino, bem como em lojas com clientes marroquinos e estrangeiros, segundo as autoridades.

Um dos seus membros foi treinado para fabricar os engenhos explosivos, utilizando a sua formação anterior como técnico de eletricidade.

As autoridades disseram que o líder da célula estabeleceu contactos com dirigentes do EI nas regiões do Sahel e subsariana para obter recursos financeiros e assegurar o possível fornecimento de armas e outro equipamento logístico necessário para operações terroristas.

Os detidos estão agora sob investigação judicial e as autoridades pretendem aprofundar as possíveis ligações internacionais da célula e identificar os seus planos, segundo o organismo antiterrorismo do país do Norte de África.

Leia Também: Cerca de 700 migrantes tentam entrar no enclave espanhol de Melilla

Recomendados para si

;
Campo obrigatório