Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Taiwan recebe senadores franceses chefiados por ex-ministro Alain Richard

Taiwan recebe a partir de hoje uma delegação de quatro senadores franceses chefiada pelo antigo ministro francês da Defesa Alain Richard, apesar dos fortes protestos da embaixada de Pequim em Paris.

Taiwan recebe senadores franceses chefiados por ex-ministro Alain Richard
Notícias ao Minuto

11:26 - 06/10/21 por Lusa

Mundo Taiwan

A delegação francesa tem, entre outros encontros, uma reunião marcada com a chefe de Estado de Taiwan, Tsai Ing-wen.

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros já rejeitou os protestos da República Popular da China afirmando que os senadores são livres de se deslocarem para onde entenderem. 

Taiwan já felicitou a delegação francesa por ter resistido às pressões de Pequim. 

"Saúdo com sinceridade e dou as boas vindas a Taiwan à delegação francesa chefiada pelo senador Alain Richard. Estou ansiosa por me encontrar com vocês e de trabalharmos juntos no sentido de reforçar as ligações entre Taiwan e a França", disse Tsai Ing-wen através de uma mensagem que foi divulgada através da rede social Twitter.

"Os senadores efetuam esta visita apesar das ameaças do embaixador da República Popular da China em França, mostrando um empenhamento indefetível em relação ao espírito da liberdade e da democracia", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan em comunicado publicado na terça-feira.

Desde o passado mês de março que a República Popular da China tenta dissuadir os senadores franceses de visitarem Taiwan, ilha considerada desde 1949 província chinesa pelo regime de Pequim.

A embaixada da República Popular da China avisa hoje, no portal oficial da embaixada em Paris, que esta visita pode afetar "a imagem de França", os interesses de Pequim e as relações sino-francesas.

Em fevereiro, o embaixador chinês em Paris enviou uma carta ao antigo ministro francês da Defesa, Alain Richard, declarando que a visita é "uma violação clara do princípio de uma só China" e que a deslocação "iria transmitir um mau sinal às forças independentistas de Taiwan". 

Membro da maioria presidencial, Alain Richard preside o Grupo de Informação entre o Senado de Paris e Taiwan e já visitou Taipé em 2015 e em 2018. 

Richard recusa estar a pôr em causa o princípio de "uma só China".

A delegação composta também por Max Brisson, Else Joseph e Olivier Cadic, deve reunir-se com a presidente Tsai Ing-wen na quinta-feira sendo que a visita se vai prolongar até ao próximo domingo.

Pequim opõem-se sempre a visitas de caráter oficial e político de representantes de outros países a Taiwan. 

Leia Também: Estados Unidos e China concordam respeitar acordo sobre Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório