Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Nobel da Química entregue a Benjamin List e David W.C. MacMillan

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nobel da Química.

Nobel da Química entregue a Benjamin List e David W.C. MacMillan
Notícias ao Minuto

10:50 - 06/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Prémios

A Real Academia das Ciências sueca  decidiu atribuir o prémio Nobel da Química ao alemão Benjamin List e ao norte-americano David W.C pelo seu contributo para  o "desenvolvimento da organocatálise assimétrica", ferramenta que permite criar novas moléculas.

Esta descoberta, defende a academia,  "elevou a construção molecular a outro nível. Não só tornou a química mais verde, como também tornou muito mais fácil a produção de moléculas assimétricas".

Como a maioria das reações químicas é muito lenta, é comum que cientistas usem catalisadores – substâncias que aumentam a velocidade de uma reação.

Durante anos, os cientistas acreditaram que havia apenas dois tipos de catalisadores: metais e enzimas. Mas, trabalhando separadamente, Benjamin List e David MacMillan desenvolveram um terceiro tipo – a organocatálise assimétrica, que se baseia em pequenas moléculas orgânicas.

David MacMillan trabalhou com catalisadores de metal que eram facilmente destruídos pela humidade. Questionou-se se conseguiria desenvolver um tipo de catalisador mais resistente utilizando moléculas orgânicas simples. E uma delas provou ser excelente em catálise assimétrica.

Já Benjamin questionou-se se uma enzima inteira era realmente necessária para obter um catalisador e testou se um aminoácido chamado prolina poderia catalisar uma reação química. Esta funcionou de forma brilhante.

Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte da sua fortuna a pessoas que trabalhem por "um mundo melhor". O prestígio internacional dos prémios Nobel deve-se, em grande parte, às quantias atribuídas, que atualmente chegam aos dez milhões de coroas suecas (mais de 953.000 euros). Atribuído anualmente pela Academia Real das Ciências da Suécia estes distinguem aqueles que dão o seu contributo em cinco áreas: química, física, literatura, paz, fisiologia ou medicina e economia 

Acompanhe a cerimónia em direto aqui:

Leia Também: Nobel da Física espera que prémio leve Itália a investir mais na ciência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório