Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Lava do vulcão de La Palma ultrapassou os 1,2 quilómetros de largura

A lava do vulcão de La Palma ultrapassa os 1,2 quilómetros de largura, afeta mais de 420 hectares e tem um perímetro total de 36,24 quilómetros, de acordo com os últimos dados do Departamento de Segurança Nacional de Espanha.  

Lava do vulcão de La Palma ultrapassou os 1,2 quilómetros de largura
Notícias ao Minuto

09:24 - 06/10/21 por Lusa

Mundo La Palma

A lava continua a sair da cratera em direção ao mar e o delta que se está a formar em contacto com a água ocupa uma extensão de 36 hectares. 

Neste momento a qualidade do ar regista uma melhoria em relação aos dias anteriores mas ainda se espera que a situação possa vir a piorar.

A mudança de vento para norte e nordeste de La Palma por vir a afetar a atividade do aeroporto devido às cinzas que são expelidas.

De acordo com o Departamento de Segurança Nacional ainda não há informações sobre a atividade sísmica, nas últimas horas. 

Até hoje 726 edifícios foram destruídos pela lava sendo que a maior parte eram residências particulares. 

Na noite de terça-feira chegaram a La Palma os sistemas de dessalinização que vão permitir, a partir da próxima semana, a distribuição de água às produções agrícolas de Valle de Adriane assim como a manutenção dos equipamentos de rega nas plantações de banana.

Por outro lado, entrou hoje em vigor o decreto-lei aprovado na terça-feira pelo Conselho de Ministros sobre medidas de apoio urgentes à "reconstrução económica e social" da ilha de La Palma e que envolve um valor de 213,7 milhões de euros. 

Este valor soma-se aos 10,5 milhões de euros que o Executivo espanhol aprovou na semana passada para a aquisição de casas e bens de primeira necessidade destinados aos habitantes afetados pela erupção vulcânica. 

Leia Também: Qualidade do ar em La Palma com "melhoria". Mas espera-se que piore

Recomendados para si

;
Campo obrigatório