Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Casa de banho com 2.700 anos encontrada em Jerusalém

As casas de banho privativas eram consideradas um luxo na cidade sagrada na altura.

Notícias ao Minuto

09:03 - 06/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel

Um grupo de arqueólogos israelitas encontrou uma casa de banho antiga, em Jerusalém, com mais de 2.700 anos, quando esse tipo de divisão privativa era considerada um luxo na cidade sagrada.

O ministério israelita de Antiguidades explicou, segundo a Associated Press, que a casa de banho lisa de calcário esculpido foi encontrada numa cabana retangular que fazia parte de uma grande mansão com vista para o que é agora a Cidade Velha. Foi desenhado para ter um assento confortável, com uma fossa séptica profunda cavada por baixo. 

“Um cubículo de casa de banho privativo era muito raro na antiguidade, e apenas alguns foram encontrados até hoje”, referiu Yaakov Billig, o diretor da escavação. “Só os ricos podiam pagar casas de banho”, acrescentou, dizendo ainda que um rabino famoso certa vez sugeriu que ser rico era “ter uma casa de banho ao lado da mesa”.

Foram encontrados na fossa ossos de animais e cerâmica, que podem ajudar a esclarecer o estilo de vida e a dieta das pessoas que viviam naquela altura, assim como doenças antigas, deram conta as autoridades.

Curioso? Pode ver um pouco mais no vídeo disponível na galeria acima. 

Leia Também: Ministro israelita inaugura primeira embaixada de Israel no Bahrein

Recomendados para si

;
Campo obrigatório