Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Vice-almirante ouvido na AR; Brasil volta a receber britânicos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Vice-almirante ouvido na AR; Brasil volta a receber britânicos
Notícias ao Minuto

07:40 - 06/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Embora Lisboa e Vale do Tejo tenha sido a região onde foram administradas mais doses de vacinas na última semana, o Norte continua a ser região portuguesa com percentagens mais elevadas de população vacinada contra a Covid-19. No total, 87% da população portuguesa (8,9 milhões de pessoas) receberam a primeira dose das vacinas e 84% da população (8,7 milhões de pessoas) concluíram a inoculação. 

As salas de espetáculos e de cinema voltam a poder ter ocupação a 100%, "com lugares sentados e/ou em pé", segundo a orientação da DGS relativa à utilização de equipamentos culturais, esta terça-feira atualizada. É recomendado, "sempre que possível e aplicável, promover e incentivar o agendamento prévio para reserva de lugares". 

Já a Agência Europeia de Medicamentos declarou que pode iniciar em breve o exame de um comprimido do laboratório Merck contra a Covid-19, abrindo caminho a um eventual pedido de autorização na União Europeia.  

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

23h50 - Eficácia das vacinas mRNA estável após sete meses (mas não para todos). Sete meses após a segunda dose, não há redução na eficácia das vacinas de mRNA contra a Covid-19 na generalidade da população, conclui o Istituto Superiore di Sanità (ISS) de Itália. No entanto, em certos grupos específicos, há uma perda de efetividade, conclui um relatório divulgado esta quarta-feira.

A análise, conduzida pelo ISS e pelo Ministério da Saúde italiano, examinou dados até 29 de agosto de mais de 29 milhões de pessoas que receberam as duas doses de uma vacina de mRNA, como as produzidas pela Pfizer e Moderna.

23h07 - Brasil dá 'luz verde' a viajantes do Reino Unido, África do Sul e Índia. O governo do Brasil voltou a autorizar a entrada por via aérea de viajantes do Reino Unido, África do Sul e Índia, após vários meses suspensa devido às novas variantes do coronavírus detetadas nesses países.

22h30 - Brasil ultrapassa os 21,5 milhões de infetados desde início da pandemia. O Brasil registou, nas últimas 24 horas, 17.758 novos casos de Covid-19 e 530 mortes associadas à doença, de acordo com os dados revelados esta quarta-feira pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Com estes dados, o país ultrapassa os 21,5 milhões de infeções e as 599.359 mortes desde o início da pandemia.

22h10 - PAM apoia 25 mil crianças durante a pandemia em São Tomé e Príncipe. O Programa Alimentar Mundial (PAM) está a apoiar 25 mil crianças em idade escolar inscritas no Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), em São Tomé e Príncipe, com financiamento de 700 mil dólares da Chellaram Foundation, foi hoje revelado.

22h03 - Só 37% da população latino-americana está vacinada contra a Covid-19. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) informou esta quarta-feira que apenas 37% das pessoas da América Latina e Caraíbas estão totalmente vacinadas contra a Covid-19. Países como Jamaica, Nicarágua e Haiti ainda nem alcançaram uma cobertura de 10%.

21h35 - Madeira regista dez novos casos e 13 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de casos ativos no arquipélago é de 117, com sete doentes hospitalizados.

21h15 - Parlamento vai ouvir Gouveia e Melo para balanço da vacinação. A Assembleia da República vai ouvir o vice-almirante Gouveia e Melo para um balanço da atividade da task force que coordenou a vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o presidente da Comissão eventual de acompanhamento da pandemia.

21h12 - Cabo Verde anuncia mais 52 novos infetados em 24 horas, aumentando para 37.770 o acumulado desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde.

20h45 - Venezuela acusa FMI de negar recursos para combater pandemia. A Venezuela acusou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI) de recusar entregar 5.000 milhões de dólares (4.327 milhões de euros) de assistência financeira, "que lhe corresponde" para poder combater a pandemia de Covid-19 no país.

20h20 - São Tomé e Príncipe com mais 20 casos e 36 recuperações em 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 3.584, anunciaram hoje as autoridades.

19h30 - Terceira dose vai ser dada em centros de vacinação e de saúde. O secretário de Estado e Adjunto da Saúde adiantou, esta quarta-feira, que a terceira dose da vacina contra o coronavírus vai ser administrada seguindo um modelo misto: em centros de vacinação e em centros de saúde. Aos jornalistas, Lacerda Sales disse que vão ser mantidos em funcionamento cerca de 339 postos de vacinação.

19h02 - Quase 5 mil novos casos em França nas últimas 24 horas. As autoridades de saúde francesas contabilizaram, nas últimas 24 horas, 4.946 novos casos de Covid-19 e 34 mortes associadas à doença, indicam os dados desta quarta-feira.

Ao todo, mais de 50 milhões de franceses já receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19. Quase 49 milhões já estão totalmente imunizados.

18h55 - Depois da Suécia, Dinamarca suspende vacina da Moderna para menores de 18. A Dinamarca vai suspender o uso da vacina contra a Covid-19 da Moderna para menores de 18 anos, devido ao risco de miocardite, inflamação do coração, informou esta quarta-feira a Agência de Saúde dinamarquesa.

A decisão surge após a Suécia ter determinado também a suspensão da mesma vacina para pessoas com menos de 30 anos devido a preocupações semelhantes.

18h45 - França recomenda 3ª dose da vacina a pessoas em contacto com vulneráveis. A Alta Autoridade de Saúde francesa recomendou hoje que a terceira dose da vacina anti-covid-19 seja também administrada a quem trabalha ou está em contacto com pessoas vulneráveis ou suscetíveis de padecer de uma forma grave da doença.

18h00 - Espanha regista 2.303 novos casos e 57 mortes nas últimas 24 horas. O número total de casos registados no país desde o início da pandemia é de 4.969.503 e já morreram 86.678 pessoas devido à doença.

17h55 - Açores avançam com dose de reforço em lares "até final de outubro". Os Açores estão a preparar a administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19 "até ao final de outubro", começando pelos lares de idosos, revelou hoje à Lusa o secretário regional da Saúde e Desporto.

17h50 - Centros de vacinação a desmobilizar? Governo está a atualizar informação. Numa altura em que alguns centros de vacinação contra a Covid-19 já estão a desmobilizar, o Governo reconhece que essa informação, que está a ser atualizada no site do Serviço Nacional de Saúde, causou "situações pontuais" em que os utentes se dirigiram a um local onde já não foi possível a inoculação. Problema estará resolvido, no máximo, até ao início da próxima semana.

17h23 - Menos de 90 mil casos ativos de Covid-19 em Itália. Itália registou, nas últimas 24 horas, 3.235 novos casos de Covid-19 e 39 mortes associadas à doença, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde italiano. No total, o país acumula 4.689.341 casos confirmados e 131.157 óbitos. 

17h15 - Reino Unido regista quase 40 mil casos num dia. O Reino Unido relatou 143 mortes e 39.851 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social. 

Até ao final do dia de ontem, 49,04 milhões de pessoas já tinham recebido pelo menos uma dose de uma vacina anticovid no Reino Unido e 45,05 milhões já tinham o esquema vacinal completo.

17h10 - PAN quer que pais voltem a poder acompanhar crianças nas creches. O PAN entregou um projeto no parlamento que defende a revisão da orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativamente às creches, para que os progenitores possam voltar a entrar para acompanhar as crianças.

16h38 - Parlamento levanta parte das restrições na próxima semana. A partir de segunda-feira, a Assembleia da República vai voltar a contar com os 230 deputados no plenário, mas mantendo-se o uso de máscara obrigatória

16h15 - Moçambique registou mais 48 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mas sem registo de mortes pelo segundo dia consecutivo, anunciou hoje o Ministério da Saúde em comunicado.

16h05 - Madeira com 82% da população com vacinação completa contra a Covid-19, tendo sido administradas até domingo um total de 383.103 vacinas na região, informou hoje o Governo Regional.

15h32 - Roménia com 331 mortes em 24h, o maior número desde o início da pandemia. A Roménia registou nas últimas 24 horas um total de 331 mortes provocadas por Covid-19, incluindo um bebé de um ano e dois adolescentes não vacinados, o número mais elevado desde o início da pandemia, em março de 2020.

14h56 - Suécia suspende vacina da Moderna para pessoas com menos de 30 anos. A Suécia anunciou hoje a suspensão "por precaução" para pessoas com menos de 30 anos da vacina contra a Covid-19 da Moderna, devido ao risco de inflamação do coração, sublinhando que a probabilidade de efeito secundário é "mínima".

14h13 - Volume de vendas no alojamento no Algarve cresceu 45,6% em setembro. O volume de vendas no alojamento no Algarve cresceu 45,6% em setembro em comparação com o período homólogo de 2020, registando-se uma taxa de ocupação média global de 64,1%, anunciou hoje a maior associação hoteleira algarvia.

14h05 - Acaba de ser divulgado o mais recente relatório da DGS sobre a evolução da pandemia. Este dá conta de mais 500 contágios e quatro mortos (dois na região Norte, e um no Centro e outro no Algarve) nas últimas 24 horas.

Quanto aos recuperados, há mais 322 nas últimas horas, e os internamentos subiram ligeiramente. Há, neste momento, 349 doentes hospitalizados (mais três do que na véspera), dos quais 60 (menos dois) em unidades de Cuidados Intensivos.

No boletim desta quarta-feira foi atualizada a matriz de risco, com o índice de transmissibilidade (Rt) a manter-se nos 0,91 a nível nacional e nos 0,90 no continente. Já a incidência segue a descer, fixando-se nos 90,5 casos de infeção por 100 habitantes a nível nacional, e nos 90,9 casos  100 mil habitantes no continente.

13h28 - Um em cada sete doentes oncológicos falhou cirurgias no confinamento. Um em cada sete doentes oncológicos não foram submetidos a cirurgias que poderiam salvar vidas durante o confinamento total na primeira fase da pandemia, concluiu um estudo que envolveu 20 mil doentes de 61 países, incluindo Portugal.

12h55 - Despesa deve ser "absorvida" para retomar trajetória pré-crise. O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, alertou hoje que a pressão da despesa corrente deverá ser absorvida no futuro para que o seu peso na atividade económica retome a trajetória de 2019.

12h42 - Açores com 20 novos contágios nas últimas 24 horas. Os Açores registaram 20 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, todos na ilha de São Miguel, e 10 destas infeções foram detetadas em tripulantes de um navio, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h26 - Pandemia já matou pelo menos 4.813.581 pessoas no mundo. A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.813.581 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

12h15 - Surto no lar da Misericórdia de Arouca com 65 infetados e uma morte. Um surto de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Arouca provocou uma morte e 65 infetados entre utentes e funcionários, revelou hoje fonte das autoridades de saúde, indicando que cinco dessas pessoas estão internadas no Hospital São Sebastião.

12h06 - Macau já testou mais de 577 mil pessoas em nova ronda de testes em massa. Macau já testou mais de 577 mil pessoas à Covid-19 na nova ronda de testes em massa, iniciada na segunda-feira, após a deteção de um infetado, tendo apurado mais de 453 mil resultados, todos negativos, foi hoje anunciado.

11h46 - Rússia ultrapassa as 900 mortes diárias pela primeira vez. A Rússia registou, pela primeira vez, mais de 900 mortes devido à Covid-19 em 24 horas, uma situação agravada por um processo de vacinação difícil que levou algumas regiões a introduzirem os passaportes sanitários.

11h23 - Empresas planeiam permitir regresso aos escritórios até ao final do ano. Num momento em que 'cai' a recomendação do teletrabalho, 70% dos empregadores portugueses planeiam permitir um regresso ao trabalho presencial para a maioria dos colaboradores (que o deseje) até ao final de 2021, revela o estudo Tendências em Benefícios 2021 da Willis Towers Watson. 

11h08 - Argentina elimina quotas de entrada no país e testes nos aeroportos. O Governo argentino anunciou o fim do sistema de quotas diárias para a entrada de pessoas no país e a eliminação dos testes obrigatórios nos aeroportos que limitavam o número de voos e o planeamento das companhias aéreas.

10h47 - Em Espanha, terceira dose será administrada a partir de 25 de outubro. Espanha vai começar a administrar uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 às pessoas com mais de 69 anos a partir do dia 25 de outubro. A terceira dose será administrada a  todos aqueles que já tenham sido vacinados, há seis meses, seguindo assim as indicações da Agência Europeia do Medicamento.

10h37 - África regista 315 mortes e 7.866 infetados nas últimas 24 horas. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o total acumulado de casos no continente é de 8.351.833 e o de recuperados da doença desde o início da pandemia é agora de 7.699.022, mais 11.084 nas últimas 24 horas.

10h10 - Pandemia acelerou o comércio digital, mas ameaça rentabilidade do retalho. A crise pandémica acelerou em quatro a cinco anos a transição para o comércio eletrónico na Europa, sobretudo no setor do retalho. As conclusões são do estudo 'European food retailers: The bitter digital aftertaste of the Covid-19 legacy', da Euler Hermes, acionista da COSEC - Companhia de Seguro de Créditos. Contudo, o estudo alerta que este crescimento poderá ter um impacto negativo na rentabilidade do setor. 

09h33 - Segundo estado de emergência com menos impacto na mobilidade das pessoas. O segundo estado de emergência teve menor impacto na mobilidade dos cidadãos em Lisboa e Cascais, de acordo com o projeto 'Indicadores de mobilidade intra-municipais no combate à covid-19' da NOS e Nova SBE. "Se no primeiro estado de emergência e primeiro confinamento, iniciado a 19 de março de 2020, a análise registou quebras na contagem de pessoas distintas por secção do município na ordem dos 65 a 80% em Lisboa e na casa dos 45 a 65% em Cascais, as quebras no segundo estado de emergência, iniciado a 9 de novembro, foram substancialmente inferiores: 30 a 45% em Lisboa, e 15 a 25% em Cascais", refere a análise.

09h21 - Reino Unido acusa França de lhe ter roubado 5 milhões de doses de vacinas. A França foi acusada de retirar cinco milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 que tinham como destino o Reino Unido, no início deste ano. O incidente ocorreu numa altura em que países como a França questionavam a segurança da vacina Oxford/AstraZeneca.

09h02 - Genética impacta na reação do organismo à Covid-19. Um novo estudo realizado por investigadores das universidades estaduais do Paraná, no Brasil, sugere que a genética pode influenciar o nível de reação das pessoas à Covid-19, reporta um artigo publicado pela CNN. A meta-análise baseou-se na revisão de aproximadam 90 pesquisas, publicadas até julho de 2021, acerca das variantes do SARS-CoV-2 nos Estados Unidos, Irão, Itália, Reino Unido e Suíça.

08h49 - Distanciamento social perde eficácia sem uso de máscara. A distância recomendada de dois metros entre as pessoas é menos eficaz sem o uso obrigatório de máscara, avisam especialistas norte-americanos das universidades  McGill, Sherbrooke, Texas A&M e Northern Illinois. Num estudo publicado na revista Building and Environment, a utilização de máscara  reduz em aproximadamente 67% o risco de infeção por Covid-19 em espaços interiores. 

08h38 - Chris Rock diz que "voltou do mundo dos mortos" após vencer Covid-19. Chris Rock já se encontra recuperado depois de ter testado positivo para a Covid-19 no passado mês. "Voltei do mundo dos mortos! Tive Covid. Tive a filha da p*** da Covid. Raios", afirmou o comediante na abertura do espetáculo do músico Robert Glasper no Blue Note Jazz Club.

08h29 - Wiggins cede e aceita vacina contra a Covid-19: "Era isso ou não jogar". Andrew Wiggins anunciou, esta quarta-feira, em conferência de imprensa que cedeu e acabou mesmo por ser vacinado contra a Covid-19, garantindo, desde já, que poderá atuar em todos os pavilhões de basquetebol dos Estados Unidos na nova temporada da NBA. O jogador dos Golden State Warriors desde cedo fez saber que não tinha intenção de tomar a vacina, mas acabou por mudar de opinião depois de ter sido tornado público que qualquer atleta que fosse impedido de jogar por não estar inoculado receberia apenas 8,4% do ordenado.

08h01 - Aluna de 10 anos morre de Covid-19 após ser eleita 'enfermeira de turma'. Teresa Sperry, aluna da escola Hillpoint Elementary, em Virgínia, nos EUA, foi a escolhida pela professora para ajudar todos os colegas que se sentissem mal, acompanhando-os à enfermaria. Terá sido na sequência do exercício dessas funções que a menina começou a sentir-se doente, com fortes dores de cabeça, vindo a descobrir que estava infetada com o novo coronavírus.

Notícias ao Minuto Aluna de 10 anos morre de Covid-19 após ser eleita 'enfermeira de turma'© Facebook

07h43 - Vacina diminui risco de internamento por 9 estirpes do novo coronavírus. Uma pesquisa recente determinou que pessoas vacinadas apresentam um menor risco de hospitalização por Covid-19, mesmo tendo em consideração as nove variantes distintas dos novo coronavírus SARS-CoV-2. O estudo, que ainda não foi revisto por pares, foi pré-publicado na plataforma medRxiv e é citado pela revista Galileu. 

07h24 - Alemanha com mais 76 mortes e 11.547 novos casos. A Alemanha reportou, nas últimas horas, mais 76 mortes e 11.547 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta quarta-feira pelas autoridades de saúde. No total, desde o início da pandemia, o país já somou 93.959 óbitos e 4.271.734 contágios. 

07h19 - Os americanos mais ricos enriqueceram 40% durante a pandemia. Apesar das consequências da pandemia de coronavírus na economia dos Estados Unidos no ano passado, com vários setores a ficarem paralisados, os 400 americanos mais ricos ficaram ainda mais ricos, refere a Forbes. De acordo com a revista, a fortuna deste grupo de americanos aumentou em 4,5 biliões de dólares (3,8 biliões de euros), uma subida de 40%.

07h09 - Vírus não está controlado nem pandemia vencida, alerta OMS. A responsável pela gestão da Covid-19 na Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, alertou que o novo coronavírus ainda não está controlado, com muitas pessoas a crerem erradamente que a pandemia está quase vencida. De acordo com a responsável, 3,1 milhões de novas infeções e 54.000 mortes foram relatadas em todo o mundo na semana passada, com os números reais a serem provavelmente muito superiores.

07h05 - LVT com maior número de doses inoculadas na última semana. Norte lidera. A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta terça-feira o mais recente relatório de vacinação contra a Covid-19. De acordo com os dados da última semana, 87% da população portuguesa (8,9 milhões de pessoas) receberam a primeira dose das vacinas. 84% da população (8,7 milhões de pessoas) concluíram a vacinação

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar as notícias de ontem, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: Norte com mais vacinados, Algarve abaixo dos 80%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório