Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Sobrevivente da gripe espanhola e da II Grande Guerra morre de Covid-19

Primetta Giacopini nasceu durante uma pandemia e, mais de um século depois, deixou o mundo numa situação semelhante.

Sobrevivente da gripe espanhola e da II Grande Guerra morre de Covid-19
Notícias ao Minuto

23:50 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Primetta Giacopini sobreviveu à gripe espanhola, de 1918, e à Segunda Guerra Mundial, mas acabou por perder a vida, no dia 16 de setembro, vítima da pandemia da Covid-19.

O caso foi contado pela filha da idosa, que tinha 105 anos quando morreu. Apesar da idade avançada, Dorene, de 61 anos, acredita que a mãe tinha vivido mais anos se não fosse a doença que a vitimou. 

Primetta era uma mulher “cheia de atitude”, que “raramente desistia”, descreveu à Associated Press. Quanto tinha apenas dois anos, a sua mãe, Pasquina Fei, de 25 anos, morreu infetada pela gripe espanhola, uma pandemia que terá matado cerca de 50 milhões de pessoas, um pouco por todo o mundo.

De acordo com Dorene, a idosa viveu uma “vida de aventuras” entre dois continentes. Nasceu em Itália, onde conheceu o primeiro marido, um piloto da Força Aérea italiana. Contudo, acabou por abandonar o país devido ao crescimento do fascismo e do poder de Benito Mussolini.

Já nos EUA, apesar de “acreditar que os norte-americanos eram crianças mimadas”, casou-se com Umbert Diacopini, com quem permaneceu até este morrer, em 2002.

Leia Também: AO MINUTO: Vacina para alunos da Califórnia. Empresas com menos apoios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório