Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Evaristo Carvalho confia que sucessor estreitará relações com Portugal

O Presidente são-tomense cessante, Evaristo Carvalho, afirmou hoje confiar que o seu sucessor continuará a estreitar as relações com Portugal, que no seu entender têm progredido e contribuído para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe.

Evaristo Carvalho confia que sucessor estreitará relações com Portugal
Notícias ao Minuto

23:02 - 01/10/21 por Lusa

Mundo São Tomé e Príncipe

Evaristo Carvalho falava perante o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, que o condecorou hoje com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, numa cerimónia na Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, na véspera da tomada de posse do novo Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova.

"As relações político-diplomáticas de cooperação e de amizade entre São Tomé e Príncipe e Portugal têm conhecido progressos e têm contribuído de forma especial para o desenvolvimento económico e social de São Tomé e Príncipe e para o estreitamento das relações entre são-tomenses e portugueses. Continuemos a trabalhar neste sentido", declarou Evaristo Carvalho.

O Presidente cessante da República Democrática de São Tomé e Príncipe acrescentou que está certo de que o seu sucessor, Carlos Vila Nova, "dará continuidade a esta ação".

No final da cerimónia, perante a comunicação social, tendo ao seu lado Marcelo Rebelo de Sousa, Evaristo Carvalho reiterou esta mensagem: "Como disse na minha comunicação, espero que este gesto continue pelo meu sucessor, que as relações entre São Tomé e Príncipe e Portugal se estreitem cada vez mais".

Na intervenção que fez após receber as insígnias, Evaristo Carvalho expressou admiração pelo Presidente português, que descreveu como "uma pessoa humilde, afável, carinhosa, pronta a reconfortar os mais vulneráveis", considerando que esta opinião "é partilhada pelos são-tomense, incluindo os da diáspora em Portugal".

O Presidente são-tomense agradeceu a Marcelo Rebelo de Sousa "pelo seu esforço, e às autoridades portuguesas em geral, no sentido de proporcionar à comunidade são-tomense em Portugal uma maior integração na sociedade portuguesa".

"Imensamente emocionado", Evaristo Carvalho atribuiu esta homenagem ao reconhecimento da sua ação na promoção dos laços entre os dois países e disse querer partilhá-la "com a nação são-tomense".

Evaristo Carvalho, Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe desde 2016, atualmente com 78 anos, não se recandidatou a um segundo mandato e cessa funções no sábado.

Carlos Vila Nova, também apoiado pelo partido Ação Democrática Independente (ADI, venceu as eleições presidenciais de 05 de setembro, à segunda volta, derrotando Guilherme Posser da Costa.

Inicialmente apoiado pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe -- Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), Posser da Costa recebeu na segunda volta o apoio restantes partidos que compõem a maioria parlamentar neste país.

São Tomé e Príncipe vai assumir a presidência rotativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) entre 2023 e 2025, após a atual presidência de Angola.

Em fevereiro de 2018, Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita de Estado a São Tomé e Príncipe, a convite do seu homólogo, depois de ter recebido Evaristo Carvalho em Portugal em maio de 2017.

Em março de 2019, o chefe de Estado de Estado português esteve durante algumas horas em São Tomé, em escala, a caminho de Angola.

Em maio de 2019, regressou ao país para participar nas comemorações do centenário da confirmação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, na ilha do Príncipe, juntamente com o seu homólogo são-tomense.

Leia Também: Marcelo elogia mandato do Presidente cessante de São Tomé e Príncipe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório