Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Coreia do Norte. ONU incapaz de adotar declaração comum

O Conselho de Segurança (CE) da ONU reuniu-se hoje de urgência sobre os novos ensaios de mísseis da Coreia do Norte, sem chegar a acordo sobre uma declaração comum, indicaram fontes diplomáticas citadas pela agência noticiosa France-Presse.

Coreia do Norte. ONU incapaz de adotar declaração comum
Notícias ao Minuto

19:39 - 01/10/21 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

A reunião prolongou-se por cerca de uma hora à porta fechada e foi pedida pelos Estados Unidos -- uma iniciativa rara desde 2017 --, a França e o Reino Unido.

O objetivo da reunião consistia em examinar o teste com míssil efetuado no início da semana por Pyongyang e que os norte-coreanos apresentaram como "hipersónico". De seguida, anunciaram na quinta-feira outro ensaio com sucesso de um míssil antiaéreo "recentemente desenvolvido".

"A França pretendia uma declaração à imprensa mas a Rússia e a China referiram que não era o momento, e que era necessário mais tempo para analisar a situação", indicou à AFP um diplomata de um país membro do CS sob anonimato.

Desde 2017, o ano no qual a administração de Donald Trump fez aprovar por unanimidade no Conselho de Segurança três pacotes de pesadas sanções económicas contra a Coreia do Norte, após ensaios nucleares e de mísseis, que o CS se mostra incapaz de encontrar uma posição comum.

A China e a Rússia solicitaram por diversas vezes, mas sem sucesso, um levantamento parcial das sanções. A nova administração norte-americana de Joe Biden, e oito meses após entrar em funções, ainda não elaborou uma estratégia clara face à Coreia do Norte.

"Dizem-nos que continuam a estudar o dossier", indicou um embaixador do CS também sob anonimato, ao lamentar um imobilismo norte-americano que se estende a numerosos outros dossiês colocados na mesa do CS, desde o Médio Oriente ao Saara Ocidental.

Leia Também: Coreia do Norte testa míssil antes de reunião do Conselho de Segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório