Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Turquia denuncia acordo Paris-Atenas como uma ameaça à paz regional

A Turquia denunciou hoje a "parceria estratégica" sobre defesa acordada na terça-feira entre Paris e Atenas por considerar que ameaça "a paz e a estabilidade regionais".

Turquia denuncia acordo Paris-Atenas como uma ameaça à paz regional
Notícias ao Minuto

11:36 - 01/10/21 por Lusa

Mundo Turquia

"A prossecução pela Grécia de uma política de armamento e de isolamento da Turquia, em vez de cooperação, é problemática e suscetível de a prejudicar a si própria e à União Europeia, e de ameaçar a paz e a estabilidade regionais", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco numa declaração citada pela agência France-Presse.

Esta é a primeira reação oficial da Turquia à venda de três fragatas francesas a Atenas.

A França assinou, na terça-feira, um acordo para estabelecer uma "parceria estratégica" com a Grécia no Mediterrâneo, que o Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou ser em nome de uma necessária defesa europeia.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse que o acordo não era antagónico em relação à Turquia, enquanto Macron salientou que deveria permitir a Paris e Atenas agirem em conjunto "pela paz e segurança no Mediterrâneo, no Médio Oriente, em África e nos Balcãs".

O acordo prevê uma cláusula de assistência mútua por "todos os meios adequados" se os dois países "constatarem conjuntamente que ocorre uma agressão armada contra o território" de um deles.

As tensões entre os dois países vizinhos e membros da NATO, mas com relações historicamente delicadas, aumentaram nos últimos anos devido à questão da perfuração de gás pela Turquia em águas gregas no Mediterrâneo oriental.

Os dois países também estão em desacordo quanto à delimitação das suas fronteiras marítimas.

"As afirmações da Grécia relativamente às zonas marítimas e aéreas são contrárias ao direito internacional", disse o ministério turco.

Ancara também acusou Atenas de perseguir um "sonho vão" ao tentar "fazer com que a Turquia aceite as suas reivindicações" através de "alianças militares bilaterais".

Leia Também: Chipre acusa Turquia de querer tornar a ilha num "protetorado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório