Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Coreia do Norte adiada

A reunião de emergência que o Conselho de Segurança da ONU ia realizar hoje sobre a Coreia do Norte foi adiada para sexta-feira, a pedido da China e da Rússia, indicaram fontes diplomáticas.

Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Coreia do Norte adiada
Notícias ao Minuto

16:04 - 30/09/21 por Lusa

Mundo ONU

Os dois países "pediram um pouco de tempo" para analisar a situação, e os Estados Unidos remeteram o pedido ao Conselho, pedindo um adiamento para sexta-feira, precisou uma das fontes, citada pela agência francesa AFP.

"É um problema técnico, nada de político", assegurou a fonte.

Numa demonstração de unidade rara nos últimos tempos, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido tinham solicitado na quarta-feira esta sessão à porta-fechada para discutir o mais recente disparo de um míssil por Pyongyang, apresentado como hipersónico pelos norte-coreanos.

Em 2017, por iniciativa da Administração de Donald Trump, o Conselho de Segurança adotou três séries de sanções económicas pesadas contra Pyongyang, após um ensaio nuclear e testes de mísseis.

Depois da entrada em funções do Governo de Joe Biden, coube a França, um pouco isolada, assumir a linha da frente e pedir uma reunião à porta-fechada do Conselho de Segurança quando a Coreia do Norte procedeu a um teste de mísseis.

Na segunda-feira, pouco depois do disparo de um míssil descrito como hipersónico por Pyongyang, o que poderá constituir um grande avanço tecnológico, o embaixador norte-coreano na ONU, Kim Song, afirmou, quando proferia o discurso da Coreia do Norte na Assembleia-Geral anual das Nações Unidas, que o seu país tinha o "direito legítimo" de testar armas e "reforçar [as suas] capacidades de defesa".

Leia Também: Guterres incentiva jovens a pressionarem governos na defesa do clima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório