Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

São Tomé e Príncipe vai ter a próxima presidência da CPLP

O ministro das Relações Exteriores de Angola, confirmou hoje em Liboa, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que a "próxima presidência" da organização vai ser de São Tomé e Príncipe.

São Tomé e Príncipe vai ter a próxima presidência da CPLP
Notícias ao Minuto

13:55 - 30/09/21 por Lusa

Mundo CPLP

Téte António, que visitou hoje a sede da comunidade lusófona, onde teve uma reunião com o secretário-executivo, Zacarias da Costa, e com os representantes permanentes dos Estados-membros junto da CPLP, disse que esta foi também uma oportunidade para falar de uma questão que ficou pendente na cimeira de chefes de Estado e de Governo, em julho em Luanda, que era a de que país assumiria a presidência da organização a seguir a Angola, em 2023.

"Como sabemos São Tomé e Princípe aceitou esta responsabilidade, e também é sempre uma honra para todos nós assumirmos a responsabilidade de presidir aos desígnios da nossas organização em 2023", afirmou o chefe da diplomacia angolana.

Teta António adiantou ainda ao jornalistas, em conferência de imprensa, que a presidência angolana da CPLP "vai dedicar maior importância ao secretariado [executivo]".

"Um instrumento e um orgão que vela por todos nós. Portanto nós também temos que velar por ele, do ponto de vista das condições de trabalho, do ponto de vista da sua organização e do ponto de vista da sua representatividade dos Estados-membros", afirmou.

Angola assumiu a Presidência em exercício da CPLP na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, decorrida a 17 de julho de 2021, em Luanda.

Leia Também: É preciso uma "definição clara" de quem assume a CPLP em 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório