Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Primeiro-ministro checo multado por violar lei. Tentou controlar media

O primeiro-ministro checo, Andrej Babis, foi multado em 10.000 euros por violar a lei que impede membros do Governo de controlar meios de comunicação no país.

Primeiro-ministro checo multado por violar lei. Tentou controlar media
Notícias ao Minuto

12:17 - 30/09/21 por Lusa

Mundo República Checa

O político populista, uma das pessoas mais ricas do país, é dono da Agrofert, um poderoso grupo agroindustrial que também inclui vários dos jornais mais lidos na República Checa, estações de rádio e um canal de televisão.

A multa foi imposta pela cidade de Cernosice, município de 7.000 habitantes perto de Praga, onde Babis tem registado o seu domicílio.

A sanção, a terceira que recebeu do município, é imposta uma semana antes das eleições legislativas, às quais Babis concorre como candidato a primeiro-ministro pelo partido Aliança de Cidadãos Descontentes, fundado em 2011.

Babis lidera as sondagens sobre intenção de voto, embora seja difícil formar um Governo, já que os seus rivais diretos, duas coligações de centro-direita, juntaram forças para o retirar do poder.

Em 2017, quando Babis era ministro das Finanças, entrou em vigor uma emenda à lei sobre conflitos de interesse que passou a proibir membros do Governo de possuir ou participar em empresas de comunicação social.

Como resultado dessa lei, Babis destinou os seus ativos a fundos fiduciários, algo que o observatório anticorrupção Transparência Internacional (TI) não considerou suficiente, já que, na sua opinião, o primeiro-ministro exerce o controlo sobre os gestores dos fundos.

O TI instou então a câmara municipal de Cernosice a abrir um inquérito, que resultou em duas multas de 8.000 euros, posteriormente anuladas por uma instância administrativa superior.

Os advogados de Babis anunciaram hoje que também vão interpor recurso relativamente à nova multa, que alegam ter motivação política.

Leia Também: Bruxelas já desembolsou 51,5 mil milhões a 16 países em pré-financiamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório