Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Advogado de Rendeiro 'não sabe nem quer saber' onde está o cliente

Carlos do Paulo garante que o ex-banqueiro "não cometeu um único crime" e, apesar de desconhecer o seu paradeiro, fala com ele todos os dias.

Advogado de Rendeiro 'não sabe nem quer saber' onde está o cliente
Notícias ao Minuto

22:40 - 29/09/21 por Notícias ao Minuto

País João Rendeiro

O advogado de João Rendeiro, o ex-banqueiro alvo de um mandado de captura internacional, depois de ter fugido da Justiça portuguesa, garantiu esta quarta-feira, na TVI24, que desconhece o paradeiro do seu cliente, apesar de falar com ele todos os dias.

"Não sei onde está João Rendeiro nem quero saber", afirmou Carlos do Paulo, acrescentando que "a função do advogado é esclarecer o cliente, dentro da lei" e não saber onde é que este está.

Durante a entrevista, o advogado do antigo presidente do Banco Português Privado (BPP) negou que o seu cliente esteja em fuga à Justiça, uma vez que a não comparência perante o tribunal para aplicação de novas medidas de coação não representa um ilícito.

"João Rendeiro não fugiu a nada, saiu livremente do país e não cometeu um único crime. Ele não tem de se entregar na prisão. Não há nada na lei que puna alguém que não se entrega. O país tem de saber que o que se está a dizer não é verdade. João Rendeiro não praticou nenhum crime, no sentido em que não fugiu à justiça", alegou.

Recorde-se que esta quarta-feira, foram emitidos mandados de busca internacionais contra João Rendeiro, com o objetivo de este cumprir a pena de prisão a que foi condenado por vários tipos de crimes. Sobre a possibilidade de uma extradição para Portugal do seu cliente, Carlos do Paulo argumentou que "a maior parte dos crimes que constam da lista de crimes das convenções internacionais entre estados, são o terrorismo, o tráfico de droga, os homicídios e os crimes graves. João Rendeiro tem crimes de natureza económica que a maior parte das convenções de extradição não abrange".

Leia Também: João Rendeiro foge em jato privado para não deixar rasto do destino

Recomendados para si

;
Campo obrigatório