Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Iémen: Pelo menos 100 combatentes foram mortos em 48 horas em Marib

Pelo menos 100 combatentes, incluindo 68 rebeldes huthis e 32 membros de forças pró-Governo, foram mortos nas últimas 48 horas em confrontos em torno da cidade de Marib, no norte do Iémen, disseram hoje fontes militares.

Iémen: Pelo menos 100 combatentes foram mortos em 48 horas em Marib
Notícias ao Minuto

13:16 - 29/09/21 por Lusa

Mundo Conflito

Centenas de combatentes de tribos locais juntaram-se às fileiras das forças governamentais para repelir o avanço dos huthis, segundo as mesmas fontes, afirmando que a coligação liderada pela Arábia Saudita realizou vários ataques aéreos em apoio aos grupos pró-Governo. O número foi confirmado por fontes médicas.

Os rebeldes huthis, que raramente comunicam as suas perdas, confirmaram que 59 ataques aéreos atingiram Marib nas últimas 48 horas, de acordo com o canal pró-rebelde Al-Massirah.

Os rebeldes, próximos do Irão, estão a tentar tomar Marib desde fevereiro, já que a cidade permite ganhar poder sobre todo o norte do Iémen, que os rebeldes já controlam em grande parte.

Nas últimas semanas, os huthis intensificaram os combates, o que já provocou centenas de mortos.

Segundo observadores, os rebeldes huthis estão a mudar o rumo da guerra no Iémen ao aproximarem-se, gradualmente, de Marib, capital da região com o mesmo nome, rica em petróleo e geograficamente estratégica, entre o norte e o sul.

A guerra no Iémen eclodiu em 2014 com a conquista da capital Sana (norte) pelos rebeldes. Desde então, o conflito causou a pior crise humanitária do mundo, de acordo com a ONU, com milhões de deslocados e uma população à beira da fome.

Leia Também: Organização iemenita Jeel Albena vence prémio atribuído pelo ACNUR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório