Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mineiros do Canadá terão de fazer escalada de dez horas para a liberdade

Os 39 mineiros ficaram presos no subsolo no leste do Canadá.

Mineiros do Canadá terão de fazer escalada de dez horas para a liberdade
Notícias ao Minuto

12:54 - 28/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

Trinta e nove mineiros enfrentam uma escalada vertical de dez horas depois de terem ficaram presos no subsolo, debaixo da mina Totten, em Sudbury, em Onário, no leste do Canadá.

O incidente ocorreu no domingo, depois de o sistema de elevação ter avariado. No entanto, os homens estão, para já, ilesos. Tiveram acesso a comida e a água, e puderam falar com as suas famílias ao telefone.

Os esforços de resgate continuaram durante o dia de segunda-feira e os mineiros exaustos estão a usar arneses para se manterem nas escadas durante a subida de mais de um quilómetro.

Segundo Shawn Rideout, chefe oficial de resgate em minas da Ontario Mine Rescue, disse ao Toronto Star que os trabalhadores já estavam no poço da mina há mais de 35 horas antes de começarem a subir.

Explicou ainda que a subida pode levar até dez horas a ser concluída, mas estão previstas paragens de descanso a cada 100 metros caso precisem de fazer uma pausa.

"Estão todos seguros, estão todos de bom humor, não temos feridos relatados. O plano é levá-los à superfície da mesma forma", acrescentou.

A mina Totten é administrada pela empresa brasileira Vale e emprega cerca de 200 pessoas na produção de cobre, níquel e metais preciosos. O poço principal de Totten tem uma profundidade de 1.258 metros.

Leia Também: Equipas de emergência tentam resgatar 39 pessoas presas em mina no Canadá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório