Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente da Comissão Europeia defende futuro da Albânia no bloco

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que iniciou hoje uma viagem aos Balcãs Ocidentais, disse que a União Europeia "deve cumprir as promessas" à Albânia, país que espera iniciar negociações de adesão ao bloco.

Presidente da Comissão Europeia defende futuro da Albânia no bloco
Notícias ao Minuto

12:21 - 28/09/21 por Lusa

Mundo Europa

"Com um bom progresso nas reformas judiciais, a Albânia tem cumprido claramente [os objetivos]. Agora, a UE também deve fazê-lo", disse Von der Leyen, numa mensagem escrita na rede social Twitter, após reunir-se com o primeiro-ministro do país, Edi Rama.

No ano passado, a Comissão Europeia autorizou o início das negociações para adesão da Albânia, mas as conversações ainda não começaram devido ao veto da Bulgária, que rejeita um aprofundamento das relações entre Bruxelas e a Macedónia do Norte.

Os dois países deveriam iniciar as negociações de adesão ao mesmo tempo, mas Sófia está a bloquear a entrada da Macedónia do Norte na UE porque quer ver reconhecida uma língua e história comuns.

Von der Leyen sublinhou, no entanto, considerar "ser claro" que "o futuro da Albânia está na UE".

A presidente da Comunidade Europeia iniciou em Tirana uma viagem aos Balcãs Ocidentais para preparar a cimeira da próxima semana entre a UE e os seis países da região: Albânia, Montenegro, Sérvia, Kosovo, Macedónia do Norte e Bósnia e Herzegovina

A viagem também coincide com um aumento da tensão na fronteira entre a Sérvia e sua antiga província que a Força Aérea sérvia sobrevoou na segunda-feira.

Hoje à tarde, Von der Leyen seguirá para Skpoje, onde se encontrará com o primeiro-ministro da Macedónia do Norte, Zoran Zaev, e com o Presidente do país, Stevo Pendarovski.

Na quarta-feira, a responsável deverá encontrar-se com o Presidente e o primeiro-ministro de Kosovo, Vjosa Osmani e Albin Kurti, e visitar uma creche construída com fundos da UE.

Mais tarde, viajará para Podgorica, onde planeia encontrar-se com o Presidente, Milo Dukanovic, e com o primeiro-ministro, Zdravko Krivokapic, e visitar o Instituto de Saúde Pública, que Bruxelas ajudou financeiramente durante a pandemia.

Von der Leyen também viajará para Belgrado para se encontrar com o Presidente, Aleksandar Vucic, e a primeira-ministra, Ana Brnacic.

Na quinta-feira de manhã, juntamente com Vucic, Von der Leyen participará na apresentação de um projeto de corredor ferroviário e testemunhará a assinatura de um contrato para a reabilitação de um troço da autoestrada de La Paz, que é apoiado pela UE.

Finalmente, Von der Leyen seguirá para a Bósnia e Herzegovina, ainda na quinta-feira, onde participará na cerimónia de abertura da ponte Svilaj, que vai ligar este país à Croácia, devendo depois reunir com o Presidente e primeiro-ministro.

Leia Também: Leyen desloca-se aos Balcãs ocidentais antes da cimeira conjunta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório