Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Alemanha. Comissão Eleitoral confirma que voto de Laschet é válido

O presidente da Comissão Eleitoral alemã, Georg Thiel, confirmou hoje que o voto do candidato conservador Armin Laschet é válido, apesar de o boletim ter sido dobrado ao contrário, permitindo a sua visualização.

Alemanha. Comissão Eleitoral confirma que voto de Laschet é válido
Notícias ao Minuto

16:28 - 26/09/21 por Lusa

Mundo Armin Laschet

"Sim, é válido", afirmou Georg Thiel, em declarações à ntv, vincado que, se o boletim foi colocado na urna, não pode ser descartado ou alterado.

Os alemães escolhem hoje a constituição do vigésimo Bundestag (Parlamento Federal) do pós-guerra, depois de 16 anos de governação de Angela Merkel.

Pouco antes, através de uma publicação na rede social Twitter, Thiel afirmou que o político "votou, sem surpresa, no seu próprio partido", notando que o ato não confere uma tentativa de influenciar os eleitores.

Laschet, um dos principais candidatos a chanceler, votou pelas 11:00 locais (menos uma em Lisboa), no estado de Renânia do Norte-Vestfália, acompanhado pela sua esposa, que também inseriu o boletim de voto na urna com a sua escolha visível.

"Sabemos que é uma eleição muito importante, que irá decidir a direção da Alemanha para os próximos quatro anos. Por isso, todos os votos contam", disse o candidato, que falava aos jornalistas após votar.

Armin Laschet já está em Berlim, onde planeia acompanhar o resto das eleições e conhecer os primeiros resultados.

As assembleias de voto na Alemanha abriram às 08:00 (07:00 em Lisboa) e vão encerrar às 18:00 (17:00 em Lisboa).

Leia Também: Angela Merkel apela a um voto pelo "futuro" da Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório