Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Steinmeier apela ao voto para decidir rumo da Alemanha nos próximos anos

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, apelou hoje ao voto, lembrando que este é o momento em que se decide o rumo do país para os próximos quatro anos e que "quem vota vive a democracia".

Steinmeier apela ao voto para decidir rumo da Alemanha nos próximos anos
Notícias ao Minuto

10:41 - 26/09/21 por Lusa

Mundo Eleições Alemanha

O Chefe de Estado chegou ao colégio eleitoral no distrito de Dahlem, em Berlim, por volta das 09:00 locais (8:00 em Portugal) e, depois de votar, sublinhou que "quem vota vive a democracia".

"A democracia vive da participação. Quem participa é ouvido. Quem não vota, deixa que os outros decidam por eles", disse em declarações aos jornalistas, repetindo a ideia já partilhada no artigo que publicou no jornal "Bild".

Lembrando que "todos os votos contam", o responsável destacou que são os cidadãos que hoje têm a palavra para decidir qual será o rumo do país nos próximos quatro anos.

"O nosso país vive uma transição política", mas os desafios são os mesmos: "na superação da pandemia do coronavírus e suas consequências, no combate às alterações climáticas, na digitalização, na educação e assistência, na segurança interna e externa e na Europa".

Walter Steinmeier defendeu que hoje é "um dia importante para a Alemanha" e uma "festa" para todos os cidadãos, apelando por isso ao voto dos mais de 60 milhões de pessoas que hoje decidem sobre a composição do Bundestag, depois de 16 anos de governação de Angela Merkel.

Em declarações aos jornalistas, agradeceu também a todos os que ajudam a organizar as eleições, desde o chefe da comissão eleitoral aos 650 mil voluntários para hoje estão a trabalhar.

As assembleias de voto na Alemanha abriram às 08:00 (07:00 em Lisboa) e vão encerrar às 18:00 (17:00 em Lisboa).

Leia Também: Alemanha: O fim da era Merkel e as incertezas de uma nova era política

Recomendados para si

;
Campo obrigatório