Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Ataque a imigrantes no Chile preocupa UNICEF

A UNICEF manifestou a sua preocupação com a situação de centenas de crianças imigrantes no norte do Chile após uma marcha que terminou em agressões contra estrangeiros.

Ataque a imigrantes no Chile preocupa UNICEF
Notícias ao Minuto

07:24 - 26/09/21 por Lusa

Mundo Chile

"A UNICEF está preocupada com a situação das crianças e adolescentes imigrantes em Iquique e apela ao Estado para garantir e proteger os seus direitos, cumprindo assim os tratados internacionais assinados pelo país", disse a organização internacional numa declaração.

Os acontecimentos ocorreram na cidade de Iquique, localizada na costa norte do país, onde sábado de manhã teve lugar uma marcha "anti-migração", que terminou com agressões contra estrangeiros: um grupo queimou tendas, carros, roupas e outros artigos pertencentes a pessoas que dormiam na rua à espera de regularizar a sua situação migratória.

O relator especial da ONU sobre os direitos humanos dos migrantes, Felipe González, também comentou os acontecimentos no Chile e descreveu o ataque incendiário aos pertences dos imigrantes como uma "humilhação inadmissível".

"O discurso xenófobo, assimilando a migração ao crime, que infelizmente se tem tornado cada vez mais frequente no Chile, alimenta este tipo de barbárie", disse.

Existem cerca de 3.500 migrantes - de acordo com alguns locais - que estão encalhados nas ruas de Iquique, muitos deles depois de entrarem no Chile através de passagens fronteiriças não autorizadas e atravessarem a rota para a costa.

A maioria chega da Venezuela à procura de uma oportunidade no Chile, mas entre restrições sanitárias, política migratória e a sua falta de recursos económicos, estão encurralados, incapazes de continuar a sua viagem pelo país, dormindo em abrigos ou em campos improvisados nas ruas.

Leia Também: Nova lista da UE para aliviar restrições inclui Chile, Kuwait e Ruanda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório