Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Desconfiança dos brasileiros nas instituições aumentou

Metade dos brasileiros não confia no poder executivo comando pelo Presidente Jair Bolsonaro, segundo uma sondagem divulgada hoje pelo Instituto Datafolha, que revelou que a falta de confiança dos cidadãos em outras instituições do país também disparou.

Desconfiança dos brasileiros nas instituições aumentou
Notícias ao Minuto

14:56 - 24/09/21 por Lusa

Mundo Brasil

A sondagem do Instituto Datafolha, realizada entre os dias 13 e 15 com 3.667 pessoas, destacou que a desconfiança da população brasileira em relação ao executivo, legislativo e judiciário cresceu consideravelmente, assim como em outras instituições, como Ministério Público, imprensa e partidos políticos.

O levantamento mostrou que 50% dos entrevistados disseram "não confiar" na Presidência da República, face a 31% que afirmaram o mesmo na pesquisa realizada em julho de 2019.

Outros 33% disseram "confiar pouco" no executivo, enquanto 16% "confiam muito".

Da mesma forma, a desconfiança dos brasileiros no Supremo Tribunal Federal (STF) aumentou, de 33% em 2019 para 38% nesta mais recente sondagem, cuja margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

No entanto, o maior grau de desconfiança da população foi registado no Congresso Nacional - no qual 49% dos cidadãos disseram não confiar, ante 45% em 2019 - e nos partidos políticos, que têm o repúdio de 61% dos entrevistados, em comparação com 58% há dois anos.

A sondagem do Datafolha também mostrou que a maioria dos entrevistados confia no Ministério Público e no sistema judiciário, embora o nível de desconfiança em ambas as instituições também tenha aumentado.

Assim, 15% dos brasileiros disseram confiar muito no Ministério Público Federal e 53% confiam pouco, enquanto 30% não confiam em absoluto, contra 23% que não confiavam em 2019. O judiciário tem níveis de confiabilidade semelhantes.

Já a desconfiança dos cidadãos nas redes sociais saltou de 46% em 2019 para 53% agora, enquanto a desconfiança com a imprensa passou de 30% há dois anos para 32%.

Por outro lado, as Forças Armadas permanecem no topo do ranking de confiança popular brasileira, com 76% entre os que confiam muito e pouco na instituição, apesar de a desconfiança (22%) atingir o seu maior nível desde início da série histórica, em 2017.

Os dados refletem a crise política e institucional em que o Brasil está imerso e que foi agravada em 07 de setembro com a participação de Jair Bolsonaro em manifestações com milhares de pessoas nas quais o próprio Presidente incentivou seguidores a desobedecerem a ordens do Supremo Tribunal Federal ou a decisões do Congresso contrárias aos seus interesses. 

Leia Também: Covid-19. Mais 648 mortes e 24.611 novos casos no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório