Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente do parlamento catalão "perplexa" com detenção de Puigdemont

A presidente do parlamento catalão, Laura Borràs, expressou hoje "perplexidade sobre a ação da República italiana" que deteve na quinta-feira o ex-presidente da Generalitat (governo regional da Catalunha) e eurodeputado independentista Carles Puigdemont. 

Presidente do parlamento catalão "perplexa" com detenção de Puigdemont
Notícias ao Minuto

13:07 - 24/09/21 por Lusa

Mundo Puigdemont

A "perplexidade" está contida num comunicado divulgado hoje "com o apoio da maioria da mesa do parlamento", na sequência da detenção de Puigdemont à chegada ao aeroporto da ilha italiana da Sardenha. 

"Manifesto a minha perplexidade perante uma ação da República italiana que contraria a decisão do Tribunal Geral da União Europeia [TGUE] de retirar a imunidade dos eurodeputados catalães exilados porque podiam circular por todo o território europeu, exceto Espanha, sem correr o risco de ser presos", referiu.

Borràs denunciou as ações do sistema de justiça espanhol por "não seguir os pronunciamentos dos órgãos europeus, o Conselho da Europa e o próprio TGUE, na sua obsessão de perseguir" Puigdemont e outros líderes pró-independência.

Para Borràs, trata-se e "forçar um sistema jurídico sem escrúpulos e com um desejo óbvio de vingança".

A presidente do parlamento catalão exigiu que o Governo espanhol "trate de uma vez, sem mais delongas, da negociação da amnistia e do exercício do direito à autodeterminação" na Catalunha.

Nesse sentido, exortou os cidadãos catalães a "continuarem a mobilizar-se para exigir respeito pelas próprias instituições e por aqueles que as representam e pela concretização das suas aspirações de liberdade nacional".

Alguns observadores receiam que esta detenção de Puigdemont aumente o risco de uma nova crise entre Madrid e o movimento independentista na região autónoma, numa altura de relativo desanuviamento entre as duas partes.

O Governo de Pedro Sánchez concedeu indultos em junho passado aos nove líderes independentistas que foram detidos em 2017 e condenados à prisão em 2019, depois de um julgamento histórico em que Puigdemont foi o principal ausente.

Entretanto, o Governo espanhol retomou as negociações com o governo separatista regional a 15 deste mês para encontrar uma saída para a crise separatista na Catalunha.

A tentativa de autodeterminação da Catalunha em outubro de 2017 foi uma das piores crises que a Espanha viveu desde o fim da ditadura de Franco, em 1975.

O governo regional liderado por Puigdemont realizou um referendo sobre a autodeterminação a 01 de outubro de 2017, marcado por violência policial e seguido, algumas semanas mais tarde, por uma declaração de independência.

O Governo espanhol, na altura liderado pelo Partido Popular (direita), colocou a região sob tutela e prendeu os principais líderes do movimento que não tinham fugido para o estrangeiro.

Leia Também: Comissão Europeia respeita "poder judiciário" em detenção de Puigdemont

Recomendados para si

;
Campo obrigatório