Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Correia do Norte disposta a retomar conversações com o Sul

A irmã do líder norte-coreano disse hoje que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis.

Correia do Norte disposta a retomar conversações com o Sul
Notícias ao Minuto

06:25 - 24/09/21 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

Kim Yo Jong fez os comentários em resposta aos apelos renovados, esta semana, do Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, no sentido de se avançar com uma declaração para pôr fim à Guerra da Coreia de 1950-53.

A irmã de Kim Jong-un afirmou que uma declaração de fim da guerra pode ser adotada quando a Coreia do Sul levantar políticas hostis e a duplicidade de critérios.

A Coreia do Norte está disposta a realizar "discussões construtivas" com a Coreia do Sul sobre a reparação e melhoria dos laços sob tais condições, frisou.

A sua declaração veio dias depois da Coreia do Norte ter realizado os seus primeiros testes de mísseis em seis meses.

A Coreia do Norte afirmou anteriormente que os exercícios militares Estados Unidos-Coreia do Sul e as sanções lideradas pelos EUA são exemplos de políticas hostis contra Pyongyang.

Num discurso na Assembleia Geral da ONU no início desta semana, o Presidente sul-coreano reiterou os apelos à declaração de fim da guerra que, segundo ele, poderia ajudar a alcançar uma desnuclearização e uma paz duradoura na península coreana.

Leia Também: Coreia do Norte denuncia "jogo duplo" dos EUA após disparo de mísseis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório