Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Fundação Bill e Melinda Gates anuncia apoio para combater desnutrição

A fundação Bill e Melinda Gates anunciou hoje a intenção de investir mais de 760 milhões de euros nos próximos cinco anos no combate à desnutrição, uma das várias promessas filantrópicas anunciadas esta semana em Nova Iorque.

Fundação Bill e Melinda Gates anuncia apoio para combater desnutrição
Notícias ao Minuto

23:59 - 23/09/21 por Lusa

Mundo Filantropia

Na semana em que líderes mundiais se reúnem em Nova Iorque, na Assembleia Geral das Nações Unidas, várias organizações e entidades têm anunciado apoios e feito promessas, aproveitando uma maior audiência que a Assembleia lhes dá.

A fundação Bill e Melinda Gates pretende travar o aumento da fome no mundo devido à pandemia de covid-19, como anunciou hoje.

Na quarta-feira uma coligação de nove fundações também disse que iria investir coletivamente, até 2030, 4,2 mil milhões de euros na proteção de pelo menos 30% da terra e do mar do planeta.

Acredita-se que a promessa da "Bloomberg Philanthropies", do antigo presidente da câmara de Nova Iorque Michael Bloomberg, da Fundação Wyss, com sede em Washington D.C, e de outras fundações, seja a maior promessa privada para proteger a biodiversidade, diz a agência de notícias AP.

Um dos doadores, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, já tinha anunciado na segunda-feira que o seu Fundo da Terra Bezos destinaria mais de 850 milhões de euros para ajudar nos esforços de conservação.

Este compromisso faz parte dos 8,5 mil milhões de euros que prometeu no ano passado para combater as alterações climáticas, após anos de críticas sobre a pegada de carbono da Amazon. Jeff Bezos retirou-se da empresa em julho.

A sua organização filantrópica já disse que centrará o seu trabalho na bacia do Congo e nas partes tropicais dos Andes e do Oceano Pacífico.

As fundações Sociedade Aberta, financiadas por George Soros, também anunciaram na segunda-feira o investimento de 26 milhões de euros para melhorar o acesso às vacinas contra a covid-19 nos países mais pobres.

As promessas de hoje da fundação Bill e Melinda Gates são o até agora maior compromisso na área da nutrição e o investimento será direcionado nomeadamente para a nutrição materna e para o fortalecimento alimentar, adicionado vitaminas e minerais aos alimentos comuns.

Melinda Gates disse, numa declaração, que o financiamento "ajudará mais pessoas em todo o mundo a obter a nutrição de que necessitam para viver uma vida saudável".

"E esperamos que sirva como um convite a mais doadores, fundações, governos e líderes do setor privado a fortalecerem o investimento de hoje com compromissos mais ousados", acrescentou.

Leia Também: Bill Gates promete 1,3 mil milhões para plano para infraestruturas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório