Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont detido em Itália

Pendia sobre o antigo governante um mandato internacional de captura, emitido pelo Supremo Tribunal de Espanha. Detenção já foi confirmada pelo advogado Gonzalo Boye.

Ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont detido em Itália
Notícias ao Minuto

22:29 - 23/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Carles Puigdemont

Carles Puigdemont, o ex-presidente do governo da Catalunha, foi detido, na noite desta quinta-feira, na Sardenha, em Itália, avança o El Espanol. De recordar que pendia sobre o antigo governante um mandato internacional de busca e captura, emitido pelo juiz Pablo Llarena, do Supremo Tribunal de Espanha.

Puigdemont, avança a mesma publicação, encontrava-se naquela ilha para participar no Aplec Internacional Adifolk, um evento patrocinado por uma associação de promoção do folclore catalão.

A detenção já foi confirmada pelo advogado do antigo governante, Gonzalo Boye, no Twitter. "O Presidente Puigdemont foi preso ao chegar à Sardenha, onde se deslocava como deputado europeu".

No passado mês de julho, de lembrar, o Tribunal de Justiça da União Europeia (EU) retirou a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo da região autónoma da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí. 

A principal exigência do movimento pró-independência é a realização de um referendo sobre a autodeterminação da Catalunha, que tem uma população de 7,8 milhões de habitantes num total de cerca de 47,4 milhões em Espanha.

[Notícia atualizada às 23h06]

Leia Também: Milhares de pessoas nas ruas de Barcelona pela independência da Catalunha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório