Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Borrell e Lavrov procuram "relação mais previsível" entre UE e Rússia

Os chefes das diplomacias europeia, Josep Borrell, e russa, Serguei Lavrov, reuniram-se hoje em Nova Iorque com o objetivo de procurar "uma relação mais estável e previsível", em que foram evocados "muitos pontos de discórdia".

Borrell e Lavrov procuram "relação mais previsível" entre UE e Rússia
Notícias ao Minuto

22:10 - 23/09/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

Num comunicado do gabinete do Alto Representante para a Política Externa da União Europeia (UE), é referido que Borrell e Lavrov, que se reuniram à margem dos trabalhos da 76.ª Assembleia Geral da ONU, não conseguiram ultrapassar as divergências.

Segundo a nota, ficou "evidente" que "persistem divergências", especificamente sobre "as violações da soberania e integridade territorial da Ucrânia pela Rússia, a questão da democracia e dos direitos humanos, bem como desinformação, ciberespaço e outras ameaças híbridas".

Borrell e Lavrov também analisaram questões internacionais atuais em que a presença russa está envolvida de uma forma ou de outra, como no Afeganistão, Líbia, Mali, no processo de paz israelo-palestiniano e no acordo nuclear com o Irão, todos eles em que é clara a discrepância entre as políticas da UE e da Rússia.

Leia Também: Alto representante Josep Borell lamenta "perda para Portugal e para a UE"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório