Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Vinte países da UE propõem recondução de líder da OMS

Cerca de 20 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, propuseram hoje a candidatura de Tedros Adhanom Ghebreyesus à sua própria sucessão na liderança da Organização Mundial da Saúde (OMS), pouco antes do final do prazo limite.

Vinte países da UE propõem recondução de líder da OMS
Notícias ao Minuto

19:20 - 23/09/21 por Lusa

Mundo Tedros Adhanom Ghebreyesus

Os Estados-membros da OMS deveriam designar os candidatos até às 18:00 locais (17:00 em Lisboa). Na quarta-feira a Alemanha tinha oficialmente anunciado que proporia a recondução de Tedros, que parece surgir como o único candidato.

Apesar de Tedros ainda não ter oficializado a sua candidatura, o apelo de Berlim foi atendido, e hoje cerca de 20 países da UE propuseram hoje a candidatura do médico etíope, indicaram fontes diplomáticas citadas pela agência noticiosa AFP.

Cada um destes países, onde se inclui Portugal, e ainda a Áustria, França ou Espanha, entregaram hoje um envelope selado à OMS.

Estes envelopes não serão abertos pela OMS antes de 01 de outubro. De seguida, e passadas algumas semanas, a lista de candidatos será transmitida aos Estados-membros da organização antes de serem divulgados publicamente.

Tedros Adhanom Ghebreyesus tornou-se em 2017 o primeiro africano a assumir a chefia desta poderosa agência da ONU, na primeira linha desde o início da pandemia, e tornando-o numa das figuras mais familiares da luta contra o Covid-19.

Leia Também: OMS alerta para o colapso dos sistemas de saúde do Líbano e Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório