Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Comunidade portuguesa em Goiás atendida em permanência consular

A comunidade portuguesa em Goiás, no Brasil, foi atendida esta semana por uma permanência consular que se deslocou de Brasília e que atendeu cerca de 100 pessoas, disponibilizando serviços como emissão de passaportes e cartões de cidadão.

Comunidade portuguesa em Goiás atendida em permanência consular
Notícias ao Minuto

07:38 - 23/09/21 por Lusa

Mundo Brasil

Em declarações à agência Lusa, o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, explicou que esta deslocação de funcionários da Embaixada para Goiânia (capital de Goiás) ocorreu na terça e quarta-feira, de forma a "proporcionar aos compatriotas apoio consular, designadamente em questões de registo civil e notariado, cartões de cidadão, passaportes, entre outros".

"Batemos o recorde da última permanência consular, que tinha sido em fevereiro. Atendemos cerca de 100 pessoas. Vale salientar que os serviços consulares em Brasília estão sempre disponíveis para o atendimento aos nossos compatriotas. As permanências consulares têm um valor de proximidade que vai para além da quantidade de atos. (...) É uma permanência muito apreciada pela nossa comunidade", frisou Faro Ramos.

O diplomata viajou para Goiás na quarta-feira, último dia da permanência consular, tendo aproveitado para se encontrar com o governador estadual, Ronaldo Caiado, com representantes da comunidade portuguesa, almoçou com líderes empresariais e reuniu-se ainda com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

"Tive uma reunião com os membros mais proeminentes da nossa comunidade em Goiânia, em que pude constatar que estão bem integrados, não fizeram qualquer reparo em particular, pelo contrário, salientaram muito a ação dinâmica do nosso cônsul honorário de Portugal em Goiânia, José Pedro Santos", afirmou.

"Ficaram também particularmente agradados com uma possibilidade que existe desde maio do ano passado, de planear um agendamento por marcação em Brasília. Está a ser muito apreciado porque, antigamente, as pessoas deslocavam-se de Goiás a Brasília e não sabiam quando poderiam ser atendidas. Agora, há uma previsibilidade que é muito apreciada e que facilita muito o contacto dos utentes com os serviços consulares", explicou o embaixador.

Luís Faro Ramos anunciou ainda que a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, visitará o Brasil no início da segunda quinzena de outubro, ocasião em que se deslocará ao Rio de Janeiro, a Brasília, Belém do Pará, Manaus e São Luís do Maranhão.

"Será uma visita muito completa e, como passará por Brasília, tenciono organizar uma receção com a comunidade portuguesa em honra da secretária de Estado", revelou à Lusa Luís Faro Ramos.

Naquela que foi o oitavo Estado brasileiro que visitou em quase nove meses do mandato como embaixador de Portugal em Brasília, Faro Ramos fez um balanço positivo da viagem a Goiás, salientando que cumpriu o objetivo institucional, de se apresentar às autoridades locais, o objetivo consular, de apoio às comunidades, e o económico.

"A presença de Francisco Costa, diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no Brasil, nesta delegação é sinal da importância que atribuímos ao aprofundamento das relações e trocas económicas entre Goiás e Portugal", declarou.

"Devo dizer que ficamos muito agradados com a informação que obtivemos de que dezenas de empresários brasileiros do Estado de Goiás se deverão deslocar a Lisboa por ocasião da próxima edição da Web Summit", concluiu o diplomata.

Leia Também: Polícia brasileira prende suspeito de homicídio em fuga há 20 dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório