Meteorologia

  • 27 OUTUBRO 2021
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Quatro migrantes encontrados mortos na fronteira bielorrussa e polaca

O regime de Alexander Lukashenko tem sido acusado de abandonar migrantes nas suas fronteiras de forma a pressionar a União Europeia.

Quatro migrantes encontrados mortos na fronteira bielorrussa e polaca

Quatro migrantes foram encontrados mortos nos últimos dias na fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia, informa o The Guardian.

As autoridades polacas confirmaram que três pessoas, incluindo um cidadão iraquiano, foram encontradas mortas no lado polaco da fronteira no passado sábado. Morreram de hipotermia e de exaustão. No domingo, foi encontrado o corpo de uma mulher no lado bielorrusso da fronteira.

Oito pessoas foram encontradas numa condição muito enfraquecida a deambular num terreno pantanoso noutras partes da fronteira, revelaram as autoridades polacas, acrescentando que sete dessas oito pessoas foram transportadas para o hospital devido a exaustão.

A ONG polaca de direitos humanos Ocalenie tem mantido contacto telefónico com um grupo de cerca de 30 afegãos e alerta que o grupo está abandonado na fronteira da bielorrussa há mais de 40 dias em “condições dramáticas”.

Esta é a situação que advertimos. Avisámos que se as autoridades e os guardas nas fronteiras não parassem de quebrar a lei e de empurrar as pessoas para as florestas, se não começarem a aceitar pedidos de proteção internacional, aconteceria uma tragédia”, lamentou Piotr Bystrianin.

A Polónia, a Lituânia e a Letónia, estados-membros da União Europeia, consideram que esta estratégia do governo bielorrusso de abandonar migrantes nas fronteiras que partilha com estes países é um “ataque híbrido” ao bloco europeu. Uma forma de retaliação pelas sanções impostas ao regime de Alexander Lukashenko.

Leia Também: Polónia acusa Moscovo e Minsk de incentivarem vaga de imigrantes ilegais

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório