Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Alemanha vai deixar de pagar quarentena a cidadãos não vacinados

Até agora, qualquer trabalhador que tivesse de ficar em quarentena por estar infetado ou por ter regressado de um país considerado de risco, tinha direito a receber o vencimento durante esses dias. Mas isso vai mudar. O ministro da Saúde diz ser injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados.

Alemanha vai deixar de pagar quarentena a cidadãos não vacinados
Notícias ao Minuto

15:55 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Alemanha vai deixar de pagar o período da quarentena aos trabalhadores não vacinados que tenham de ficar em isolamento por causa da Covid-19. Segundo o ministro da Saúde, Jens Spahn, é injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados.

As regras, que serão implementadas pelos governos dos 16 estados federais da Alemanha, vão entrar em vigor até 11 de outubro.

A medida vai afetar todas as pessoas que tenham teste positivo à Covid-19, mas também aquelas que regressam de viagem de países designados de alto risco, como é o caso, atualmente, do Reino Unido, da Turquia e de algumas regiões de França.

De acordo com as regras em vigor na Alemanha, as pessoas que regressem de uma viagem a algum desses países devem ficar em quarentena por, pelo menos, cinco dias. Sendo que, aqueles que já estão vacinados ou que recuperaram recentemente da Covid-19 não são obrigados a fazê-lo.

Com a medida agora anunciada, esses dias de isolamento não serão pagos aos trabalhadores.

"É uma questão de justiça", afirmou também o ministro. "Aqueles que se protegem e aos outros através da vacinação podem, com razão, perguntar por que havemos de pagar a alguém o período de quarentena depois de umas férias num país de risco."

A vacinação não é obrigatória na Alemanha, mas as autoridades têm tomado medidas que tornam cada vez mais inconveniente não ser vacinado.

Os testes à Covid-19, que são exigidos para jantar no espaço interior dos restaurantes, por exemplo, vão deixar de ser gratuitos a partir de 11 de outubro.

Na Alemanha 74% dos adultos já têm o esquema vacinal completo.

Leia Também: Alemanha soma mais de 10 mil infetados e 71 mortes por Covid-19 em 24h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório