Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Mais de 6 mil milhões de doses de vacinas administradas em todo o mundo

Mais de seis mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas em todo o mundo, e Portugal está nos países de topo, de acordo com uma contagem feita pela agência France Presse.

Mais de 6 mil milhões de doses de vacinas administradas em todo o mundo

Com 2,18 mil milhões de injeções, a China concentra quase quatro em cada 10 doses administradas em todo o mundo, a Índia conta 826,5 milhões de doses administradas e os Estados Unidos 386,8 milhões, ocupando estes três países o pódio em termos absolutos.

Mas em comparação com a população, e entre países com mais de um milhão de habitantes, são os Emirados Árabes Unidos os campeões da vacinação: administraram 198 doses por 100 habitantes e mais de 81% da população está totalmente vacinada.

Uruguai (175 doses por 100 habitantes), Israel (171), Cuba (163), Qatar (162) e Portugal (154) seguem-se nos lugares de liderança.

A maioria desses países imunizou totalmente a grande maioria de sua população e alguns - como Emirados, Israel e Uruguai - até começaram a dar uma terceira dose por pessoa, com o objetivo de prolongar a imunização das pessoas totalmente vacinadas.

A vacinação no mundo progride em ritmo constante há três meses: o patamar de seis mil milhões de doses injetadas foi atingido em 29 dias, na esteira dos quarto e quinto mil milhões alcançados, respetivamente, em 30 e em 26 dias.

Quando as primeiras campanhas de vacinação foram lançadas, o patamar das mil milhões de doses tinha sido alcançado em 140 dias.

A maioria dos países menos desenvolvidos também começou a vacinar, principalmente graças a um mecanismo internacional de solidariedade intitulado Covax, mas a situação nestas regiões continua muito desigual.

Os países mais desenvolvidos (de acordo com os parâmetros do Banco Mundial) administraram uma média de 124 doses por 100 habitantes, os países menos desenvolvidos apenas quatro - estes últimos, entretanto, intensificaram ligeiramente as suas campanhas nas últimas semanas, especialmente graças às doses dados pelos países mais ricos.

Três países ainda não iniciaram as campanha de vacinação contra a covid-19: Burundi e Eritreia, na África Oriental, e Coreia do Norte, na Ásia.

Leia Também: AO MINUTO: Casos caem 9% a nível mundial; EUA duplicam doações de vacinas

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório