Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Capitólio: Painel que investiga ataque pode intimar assessores de Trump

Mark Meadows, antigo chefe de gabinete de Trump, Dan Scavino, e o antigo diretor de campanha, Brad Parscale, são alvos de interesse para o painel.

Capitólio: Painel que investiga ataque pode intimar assessores de Trump
Notícias ao Minuto

12:27 - 22/09/21 por Fábio Nunes

Mundo Invasão do Capitólio

O painel da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que está a investigar o ataque ao Capitólio está a considerar intimar os principais assessores de Donald Trump na Casa Branca, de acordo com o The Guardian.

As intimações para obter testemunhos desses antigos assessores de Trump podem ser autorizadas já no início da próxima semana e permitiriam ao painel ter um acesso privilegiado ao que se passou no interior da Casa Branca enquanto se desenrolou a insurreição no Capitólio.

Entre os potenciais visados com intimações contam-se Mark Meadows, antigo chefe de gabinete de Trump, Dan Scavino, chefe-adjunto de gabinete e diretor das redes sociais, e Brad Parscale, antigo diretor de campanha de Trump.

Outros poderão ser intimados a testemunhar, visto que os membros do painel de investigação ainda estão a debater quem será incluindo numa primeira tranche de intimações.

A decisão de intimar os principais assessores do antigo presidente é a ação mais agressiva do painel da Câmara dos Representantes desde que no mês passado fez um pedido para obter registos de várias agências governamentais dos Estados Unidos.

Meadows, Scavino e Parscale desempenharam papéis relevantes na disseminação de mentiras sobre uma alegada fraude eleitoral nas eleições de novembro do ano passado.

Foram essas mentiras que estiveram na origem da manifestação ‘Stop the Steal’ dos apoiantes de Trump em Washington, que depois rumaram ao Capitólio e invadiram o complexo de edifícios no dia 6 de janeiro deste ano, quando estava a ser certificada a vitória de Joe Biden nas eleições.

Leia Também: Fiéis de Trump alteram narrativa do ataque ao Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório