Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2021
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 25º

Edição

Conselheiro do presidente da Ucrânia foi alvo de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir escapou ileso após terem disparado contra o carro onde seguia. Mas o seu motorista ficou ferido e teve ser hospitalizado.

Conselheiro do presidente da Ucrânia foi alvo de tentativa de assassinato

Um dos principais conselheiros do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira na região de Kiev, avança o The New York Times. Foram disparados vários tiros contra o carro onde seguia Serhiy Shefir, que escapou ileso ao ataque.

No entanto, o seu motorista ficou ferido neste ataque e teve de ser hospitalizado, revelou num comunicado Irina Venediktova,  a procuradora-geral ucraniana. 

"Pessoas não identificadas, de acordo com dados preliminares, dispararam cerca de 10 tiros de armas de calibre automático", referiu Venediktova. 

O comunicado surge acompanhado de uma fotografia que mostra o carro onde estava Shefir e que está pejado de balas no lado do motorista. 

As autoridades ucranianas já abriram uma investigação por suspeita de tentativa de homicídio.

Serhiy Shefir é um conselheiro de longa data de Volodymyr Zelensky e é considerado o seu confidente mais próximo. Atualmente, o presidente ucraniano encontra-se em Nova Iorque na Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Outro conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak, disse que esta tentativa de assassinato pode estar relacionada com a luta do presidente contra os oligarcas e contra a corrupção no país. 

"Esta agressão aberta, deliberada e extremamente violenta com armas automáticas não pode ser considerada de outra forma que não uma tentativa de homicídio de um elemento chave da equipa (...) Enfatizamos que a política do presidente com o objetivo de transformar o estado vai manter-se inalterada", frisou Podolyak em declarações à Reuters, tendo prometido medidas mais duras contra os oligarcas. 

Esta semana, o parlamento ucraniano vai debater uma lei presidencial que pretende reduzir a influência dos oligarcas no país. 

[Notícia atualizada às 11h10]

Leia Também: AO MINUTO: Norte já vacinou 85%; Ministro da Saúde do Brasil infetado

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório