Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Conselheiro do presidente da Ucrânia foi alvo de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir escapou ileso após terem disparado contra o carro onde seguia. Mas o seu motorista ficou ferido e teve ser hospitalizado.

Conselheiro do presidente da Ucrânia foi alvo de tentativa de assassinato
Notícias ao Minuto

10:48 - 22/09/21 por Fábio Nunes

Mundo Ucrânia

Um dos principais conselheiros do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira na região de Kiev, avança o The New York Times. Foram disparados vários tiros contra o carro onde seguia Serhiy Shefir, que escapou ileso ao ataque.

No entanto, o seu motorista ficou ferido neste ataque e teve de ser hospitalizado, revelou num comunicado Irina Venediktova,  a procuradora-geral ucraniana. 

"Pessoas não identificadas, de acordo com dados preliminares, dispararam cerca de 10 tiros de armas de calibre automático", referiu Venediktova. 

O comunicado surge acompanhado de uma fotografia que mostra o carro onde estava Shefir e que está pejado de balas no lado do motorista. 

As autoridades ucranianas já abriram uma investigação por suspeita de tentativa de homicídio.

Serhiy Shefir é um conselheiro de longa data de Volodymyr Zelensky e é considerado o seu confidente mais próximo. Atualmente, o presidente ucraniano encontra-se em Nova Iorque na Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Outro conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak, disse que esta tentativa de assassinato pode estar relacionada com a luta do presidente contra os oligarcas e contra a corrupção no país. 

"Esta agressão aberta, deliberada e extremamente violenta com armas automáticas não pode ser considerada de outra forma que não uma tentativa de homicídio de um elemento chave da equipa (...) Enfatizamos que a política do presidente com o objetivo de transformar o estado vai manter-se inalterada", frisou Podolyak em declarações à Reuters, tendo prometido medidas mais duras contra os oligarcas. 

Esta semana, o parlamento ucraniano vai debater uma lei presidencial que pretende reduzir a influência dos oligarcas no país. 

[Notícia atualizada às 11h10]

Leia Também: AO MINUTO: Norte já vacinou 85%; Ministro da Saúde do Brasil infetado

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório