Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2021
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Clima: China vai deixar de construir centrais de carvão no estrangeiro

A China vai deixar de construir centrais a carvão no estrangeiro para lutar contra o aquecimento global, anunciou o presidente chinês, Xi Jinping, ao discursar na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Clima: China vai deixar de construir centrais de carvão no estrangeiro

"A China vai reforçar o seu apoio aos outros países em desenvolvimento, para favorecer as energias verdes, e vai deixar de construir centrais de carvão no estrangeiro", disse, durante um discurso por vídeo, que tinha sido gravado.

Várias organizações não governamentais têm pressionado Pequim a deixar de financiar estes projetos no estrangeiro.

O enviado dos EUA para as alterações climáticas, John Kerry, tinha ido mais longe, durante uma viagem à China, no início deste mês, estimando que a construção permanente de centrais de carvão no país asiático ameaça reduzir a nada os esforços mundiais de luta contra as alterações climáticas.

Na ocasião disse ter solicitado aos dirigentes chineses que parassem totalmente com estas construções, "para não arruinar a capacidade do mundo atingir a neutralidade carbónica até 2050".

Xi reafirmou os compromissos chineses: neutralidade carbónica "antes de 2060" e atingir um máximo de emissões "antes de 2030".

Leia Também: Guterres pede cooperação porque "mundo nunca enfrentou tantas ameaças"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório