Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

A Austrália perdeu um terço dos coalas nos últimos três anos

País foi atingido pela seca, incêndios florestais e pela desflorestação.

A Austrália perdeu um terço dos coalas nos últimos três anos
Notícias ao Minuto

23:32 - 21/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos três anos, atingida pela seca, incêndios florestais e devido à quantidade de árvores que têm vindo a ser cortadas, referiu a Australian Koala Foundation.

A fundação fez a revelação apelando ao governo que faça mais para proteger o habitat destes animais.

A organização sem fins lucrativos estimou que a população de coalas caiu para menos de 58 mil este ano, de mais de 80 mil em 2018, com o pior declínio a ser registado no estado de New South Wales, onde os números caíram 41%.

No estudo, não houve tendências de subida. Apenas uma das áreas analisadas tinha mais de cinco mil coalas, outras tinham tão poucos como cinco ou dez.

No caso deste estado, o desaparecimento dos coalas poderá estar relacionado com os incêndios florestais do final de 2019 e início de 2020, mas algumas dessas áreas já não tinham os animais.

Além do impacto da seca e dos incêndios, a desflorestação por empresas imobiliárias e por construtores de estradas destruiu o habitat do icónico marsupial.

Estes números "são bastante dramáticos”, disse Deborah Tabart, presidente da Australian Koala Foundation, esta terça-feira, citada pela Reuters. Para a responsável, o país necessita de uma lei para proteger estes animais.

Leia Também: Crise dos submarinos é "alerta" para a UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório