Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Só uma mulher fala na abertura da Assembleia Geral da ONU mas por vídeo

A abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, hoje em Nova Iorque, tem a participação de mais de 30 líderes mundiais mas apenas um discurso é feito por uma mulher, e mesmo assim por vídeo.

Só uma mulher fala na abertura da Assembleia Geral da ONU mas por vídeo
Notícias ao Minuto

23:05 - 21/09/21 por Lusa

Mundo ONU

A Presidente da Eslováquia, Zuzana Caputova, foi a única voz feminina no hemiciclo da ONU, através de uma intervenção pré-gravada e transmitida após os discursos presenciais de sete homens, incluindo os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e do Brasil, Jair Bolsonaro.

Embora a organização nunca dê explicações sobre a ordem dos discursos dos Chefes de Estado e de Governo, a presença de Zuzana Caputova nos momentos de abertura da reunião pode ser entendida como uma resposta às críticas que a ONU recebeu no ano passado, pela ausência total de mulheres neste dia de abertura, o dia que mais atenções concentra de toda a Assembleia Geral.

De acordo com a lista de oradores, ela será a única a falar durante um dia de mais de 30 discursos.

Em 2020, Caputova foi também a primeira mulher a falar, mas não o fez até ao segundo dia, quando mais de 50 homens já tinham falado.

No total, dos 190 países que intervieram nos debates da Assembleia Geral do ano passado, apenas nove estavam representados por mulheres.

A ONU tem vindo a denunciar a falta recorrente de mulheres como Chefes de Estado e de Governo em todo o mundo.

Hoje, o secretário-geral da organização, António Guterres, destacou no seu discurso a desigualdade de género como uma das seis grandes "lacunas" que o mundo precisa de colmatar o mais rapidamente possível.

Leia Também: Talibãs pedem para falar a líderes na ONU em carta enviada a Guterres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório