Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Crise dos submarinos é "alerta" para a UE

A crise dos submarinos entre a França, os Estados Unidos e a Austrália é "um alerta para todos na União Europeia", considerou hoje o ministro de Estado para a Europa alemão, Michael Roth.

Crise dos submarinos é "alerta" para a UE
Notícias ao Minuto

12:00 - 21/09/21 por Lusa

Mundo Submarinos

"Temos de nos colocar a questão sobre como consolidar a nossa soberania, como podemos mostrar mais unidade nas questões de política externa e de segurança", declarou em Bruxelas à chegada a uma reunião de responsáveis dos Assuntos Europeus.

"É essencial uma posição comum da UE (...) Nem sempre podemos contar com os outros", sublinhou Roth, dizendo compreender "muito bem a desilusão dos parceiros franceses".

Neste caso, "é necessário reconquistar a confiança e não será fácil", advertiu.

Paris congratulou-se hoje pelo "apoio total" que recebeu da UE após a crise desencadeada pela aliança indo-pacífica entre Washington, Londres e Camberra, que resultou na quebra de um contrato que Austrália tinha com a França para a construção de submarinos.

"O apoio à França foi extremamente claro", declarou o secretário de Estado dos Assuntos Europeus francês, Clément Beaune.

"Devemos ser mais soberanos, mais autónomos, mais capazes de defender os nossos interesses", defendeu, afirmando que não se trata de "uma questão francesa" mas de uma "questão europeia".

O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrel, também disse que os europeus sentiram que a disputa não era "uma questão bilateral" mas que "afetava" toda a União.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros português, a Austrália "furou compromissos" com a França, numa decisão "bastante discutível".

Augusto Santos Silva adiantou que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu.

"É muito importante que os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia estejam o mais possível alinhados nas suas estratégias para o Indo-Pacífico. E por isso devemos todos evitar gestos que perturbem essa unidade", declarou o ministro português.

Leia Também: Borrell apela a maior cooperação e coordenação entre UE e parceiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório