Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Rússia estende embargo de alimentos ao Ocidente por um ano

O Presidente russo estendeu hoje por um ano o embargo alimentar imposto ao Ocidente em 2014 em resposta às sanções que a União Europeia (UE), Estados Unidos e outros países introduziram contra a Rússia por causa do conflito ucraniano.

Rússia estende embargo de alimentos ao Ocidente por um ano
Notícias ao Minuto

15:56 - 20/09/21 por Lusa

Mundo Rússia

Num decreto, Vladimir Putin estendeu até 31 de dezembro de 2022 a ordem que proíbe ou restringe as importações de produtos agrícolas, matérias-primas e alimentos dos países que apoiaram as sanções contra altos funcionários, bancos, empresas, petrolíferas russas, entre outros. 

O decreto, que se aplica à UE, Estados Unidos, Noruega, Austrália e Canadá, foi publicado no portal de informações jurídicas do Governo russo. 

A primeira vez que a Rússia impôs o embargo alimentar, que tem sido prorrogado sistematicamente por um ano, foi em agosto de 2014 com o objetivo de "proteger a segurança da Federação Russa".

A decisão de nova prorrogação ocorre apenas 10 dias depois de a UE ter concordado em prolongar por seis meses, até 15 de março de 2022, as sanções contra indivíduos e entidades responsáveis por "minarem ou ameaçarem" a integridade territorial, soberania e independência da Ucrânia. 

As medidas preveem restrições a viagens e imobilização de bens e a proibição de disponibilizar fundos ou outros recursos económicos aos sancionados, que se aplicam a 177 pessoas e 48 entidades no total.

Leia Também: Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas. Maioria ainda por apurar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório