Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Filha de Rusesabagina acusa Presidente do Ruanda de decidir veredicto

O veredicto contra o líder da oposição ruandesa Paul Rusesabagina, condenado hoje em Kigali por "terrorismo", foi "decidido" pelo Presidente Paul Kagame, disse uma das filhas do acusado, Carine Kanimba, falando na Bélgica.

Filha de Rusesabagina acusa Presidente do Ruanda de decidir veredicto
Notícias ao Minuto

15:21 - 20/09/21 por Lusa

Mundo Ruanda

"Não me surpreende nada, esperávamos exatamente isso. Kagame raptou o meu pai, depois foi à televisão para dizer que tinha sangue nas mãos. Os juízes decidiram o que o ditador queria que eles decidissem", disse Carine Kanimba, citada pela agência France-Presse, pouco depois de a sentença ter sido anunciada.

Um tribunal ruandês considerou hoje Paul Rusesabagina, o antigo gerente que inspirou o filme "Hotel Ruanda" sobre o genocídio de 1994 no país africano, "culpado" de crimes terroristas.

A Câmara do Supremo Tribunal para Crimes Internacionais e Transfronteiriços em Kigali declarou Rusesabagina, 67 anos, culpado de formar e financiar um grupo terrorista por liderar a Frente de Libertação Nacional (FLN), a ala armada do seu partido, o Movimento Ruandês para a Mudança Democrática (MRCD).

O antigo gerente, que deixou de comparecer em tribunal em março, com o argumento de que não iria receber um julgamento justo, foi preso a 31 de agosto no aeroporto internacional de Kigali, numa detenção que a sua família e advogados descrevem como um "rapto".

"Decidimos que o seu papel na criação do NLF, o seu fornecimento de fundos e a compra de telefones seguros para a sua utilização, tudo isto constitui o crime de cometer terrorismo. Considerámo-lo, portanto, culpado do crime de terrorismo", disse a juíza Beatrice Mukamurenzi, ao ler o veredicto.

Rusesabagina foi considerado culpado "in absentia" numa audiência que ainda não terminou e diz respeito a um caso conjunto em que está a ser julgado juntamente com 20 membros da FLN.

Por enquanto, resta saber que sentença o tribunal irá impor ao antigo gerente do hotel.

Leia Também: Homem que inspirou filme 'Hotel Ruanda' considerado culpado de terrorismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório