Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Vulcão entra em erupção nas Canárias. Sánchez a caminho do local

Já começaram a ser retiradas pessoas com mobilidade reduzida. Primeiro-ministro espanhol está a caminho do local.

Notícias ao Minuto

16:25 - 19/09/21 por Tomásia Sousa com Lusa

Mundo La Palma

Entrou em erupção na tarde deste domingo o vulcão de Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, arquipélago das Canárias.

De manhã, o governo das ilhas Canárias já tinha anunciado que o vulcão estava com "nível de atividade máximo", depois de se terem registado mais de 4.000 sismos na última semana.

O vulcão entrou em erupção às 15h12, numa altura em que já estavam a ser retiradas pessoas com mobilidade reduzida das aldeias vizinhas de El Paso, Los Llanos de Aridane, Villa de Mazo e Fuencaliente.

Antes da erupção, ao início da tarde, foram sentidos pequenos sismos no bairro Las Manchas (o mais forte dos quais com 3,8 de intensidade).

O local onde se deu a erupção não é habitado, confirmou o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres.

Mesmo assim, as autoridades resolveram prosseguir com a retirada de 50 pessoas dependentes dos bairros mais afetados.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, adiou a sua viagem aos Estados Unidos para assistir à Assembleia Geral da Onu, em Nova Iorque, e confirmou no Twitter que está a caminho das ilhas Canárias.

"Dirijo-me neste momento às ilhas Canárias, dada a evolução sísmica, para conhecer em primeira mão a situação em La Palma, a coordenação do dispositivo e os protocolos activados", escreveu o chefe de Governo.

Entretanto, nas redes sociais, já foram surgindo imagens da enorme coluna de fumo e material vulcânico.

O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971).

O Instituto Geográfico Nacional e o Instituto Vulcanológico das Canárias registaram desde 11 de setembro um importante acumulado de milhares de pequenos sismos na periferia do Cumbre Vieja, com epicentros a mais de 20 quilómetros de profundidade que, progressivamente, foram ascendendo à superfície.

Desde o início da semana a ilha encontrava-se em alerta amarelo devido ao risco de erupção vulcânica na zona (nível 2 de 4).

Desde que há registos históricos - desde a conquista das Canárias no século XV - La Palma foi cenário de sete das 16 erupções vulcânicas registadas no arquipélago.

Um sismo de magnitude 3,8 foi este domingo registado à superfície. O Comité Científico do Plano de Prevenção de Riscos de Vulcões alertou que os sismos mais fortes "poderão também causar danos nos edifícios". "O comité dos especialistas científicos chamou ainda atenção para a eventualidade de queda de rochas na costa sudoeste da ilha".

Os serviços de emergência estão de prevenção para a eventualidade de terem de evacuar cerca de um milhar de pessoas, alertaram as autoridades.

Os avisos de vulcão seguem um nível de risco, subindo do verde para o amarelo, laranja e vermelho. O atual nível amarelo implica que os residentes das zonas de risco devem estar preparados para serem evacuados. Aos residentes foi também solicitado que relatem aos serviços de emergência quaisquer vestígios de gases, cinzas, mudanças no nível da água ou pequenos sismos.

Geólogos espanhóis rastrearam na última semana a formação de um "enxame de terremotos" ao redor de La Palma. Um enxame de terremotos é um agrupamento de terremotos numa área durante um curto período e pode indicar a aproximação de uma erupção.

Antes de uma erupção vulcânica dá-se um aumento gradual da atividade sísmica que pode prolongar-se por um largo período.

La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com África dista 100 quilómetros de Marrocos.

A ilha espanhola encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira e 1.428 quilómetros da ilha do Sal (Cabo Verde).

Veja, acima, a galeria de imagens dos primeiros momentos do vulcão em erupção.

[Notícia atualizada às 17h53]

Leia Também: Canárias. Uma dezena de migrantes desaparecidos e três corpos encontrados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório