Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Apreendidas 20 toneladas da substância que causou explosão em Beirute

As autoridades do Líbano apreenderam no leste do país 20 toneladas de nitrato de amónio, a substância química que causou a devastadora explosão no porto de Beirute há um ano, indicou hoje a agência oficial.

Apreendidas 20 toneladas da substância que causou explosão em Beirute
Notícias ao Minuto

18:01 - 18/09/21 por Lusa

Mundo Líbano

O nitrato de amónio é um sal branco e inodoro usado como base de fertilizantes e como explosivo industrial.

A explosão ocorrida a 4 de agosto de 2020 no porto de Beirute e atribuída pelas autoridades ao armazenamento sem medidas de precaução de cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio causou pelo menos 214 mortos, mais de 6.500 feridos e destruiu bairros inteiros da capital libanesa.

Segundo a agência nacional de informação (ANI), as forças de segurança fizeram buscas na sexta-feira num entreposto de fertilizantes no vale de Bekaa e apreenderam 20 toneladas de nitrato de amónio armazenadas num camião. A carga foi transportada para um "local seguro".

Grande parte do vale de Bekaa é considerado um feudo do grupo xiita libanês Hezbollah, movimento armado com uma influência determinante no país. É também um centro das operações de contrabando entre o Líbano e a vizinha Síria.

O ministro do Interior libanês, Bassam Mawlawi, deslocou-se hoje a Bekaa e pediu às forças de segurança para realizarem buscas em toda a região.

"Devemos fazer o melhor que pudermos para transportar estas substâncias para um local seguro, ao abrigo do sol e do calor" para evitar "uma catástrofe", disse, citado pela ANI.

Um responsável da empresa proprietária da carga disse que o fertilizante apreendido se destinava à agricultura

"Um dos nossos empregados informou as autoridades competentes da presença do nitrato de amónio (no entreposto), o que motivou a busca", disse a mesma fonte, que não quis ser identificada, à agência France-Presse.

"Trabalhamos na indústria de fertilizantes e de alimentos há 40 anos", acrescentou.

O nitrato de amónio pode tornar-se altamente explosivo se misturado com combustível, receando-se que seja desviado com fins terroristas.

A investigação sobre a explosão no porto de Beirute ainda não foi concluída. A classe dominante, odiada por grande parte da população, é acusada de tudo fazer para torpedear o inquérito e evitar as acusações.

Leia Também: Explosão Beirute. Macron insta dirigentes libaneses a concluir inquérito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório