Biden propõe reduzir emissões globais de metano em 30% até 2030

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, propôs hoje reduzir as emissões de metano em 30% até 2030, uma iniciativa em parceira com a União Europeia (UE) que quer ver reforçada na cimeira do clima COP26.

Joe Biden

© JIM WATSON/AFP via Getty Images

Lusa
17/09/2021 16:28 ‧ 17/09/2021 por Lusa

Mundo

Ambiente

 

"dummyPub">

"Temos de trazer as nossas maiores ambições possíveis para (a cimeira de) Glasgow (COP26). Para aqueles que ainda não o fizeram, o tempo está a esgotar-se", disse Biden, na abertura do Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima, organizado pela Casa Branca.

O Presidente norte-americano avisou que, sem os compromissos das grandes economias, "a meta do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 graus Celsius até ao final do século" fica em risco.

"Estamos a trabalhar com a União Europeia e com outros parceiros para lançar um compromisso global para reduzir as emissões globais de metano em pelo menos 30% até 2030, a partir dos níveis de 2020", explicitou Biden.

Alcançar essa meta "não só reduzirá rapidamente a taxa de aquecimento global", mas proporcionará "outros benefícios muito valiosos, como a melhoria da saúde pública e da produção agrícola", acrescentou o Presidente.

O metano é o segundo mais frequente gás antropogénico (causado pela ação humana) que contribui para o aquecimento global, depois do dióxido de carbono (CO2), e é responsável por cerca de meio grau Celsius do aumento da temperatura do planeta, segundo a Casa Branca.

Biden espera convencer líderes de outros países a aderir à iniciativa sobre a redução de metano, que está programada para ser lançada oficialmente durante a cimeira de Glasgow.

Leia Também: "A minha geração estragou o Planeta. Esta economia é psicopata"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas