Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Emirados Árabes Unidos vão investir 12 mil milhões no Reino Unido 

Os Emirados Árabes Unidos vão investir cerca de 12 mil de euros nos setores de tecnologia, infraestruturas e transição energética no Reino Unido, anunciou hoje o Mubadala, um fundo soberano com sede em Abu Dhabi.

Emirados Árabes Unidos vão investir 12 mil milhões no Reino Unido 
Notícias ao Minuto

16:01 - 16/09/21 por Lusa

Mundo Emirados Árabes Unidos

Este montante complementa uma parceria de investimento entre os dois países lançada em março, com um compromisso inicial de 800 milhões de libras (928 milhões de euros) do Mubadala e de 200 milhões de libras (234 milhões de euros) do Reino Unido.

"Os Emirados Árabes Unidos comprometem-se a (investir) 10 mil milhões de libras (cerca de 11,7 mil milhões de euros)", afirmou Mubadala em comunicado, acrescentando que este compromisso, como o anterior, é por um período de cinco anos.

Esta iniciativa irá "promover um aumento significativo dos investimentos" nos setores de tecnologia, infraestrutura, ciências e energias renováveis, considerados "setores-chave que estão na base do crescimento económico das duas nações", acrescentou Khaldoun al-Mubarak, diretor geral do fundo, citado no comunicado.

O Mubadala é um dos maiores fundos soberanos do mundo, investindo em vários setores em todo o mundo. Na França, investiu no fundo Lac d'Argent para apoiar a capitalização de grandes empresas.

O anúncio coincide com a visita a Londres do Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, onde será recebido pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, com uma guarda de honra para formalizar esta "Parceria para o Futuro".

"Parcerias ambiciosas como esta são fundamentais para a estratégia do Governo de ser uma força mundial líder em ciência e tecnologia, impulsionando grandes investimentos para nivelar todo o Reino Unido e criar empregos de alto valor", afirmou Johnson, num comunicado. 

Investimentos adicionais incluem um investimento de 500 milhões de libras (585 milhões de euros) como parte de um aumento de capital da CityFibre, empresa que está a instalar fibra para fazer chegar a Internet rápida a oito milhões de casas, criando cerca de 10.000 empregos.

No próximo mês, o Reino Unido vai promover uma Cimeira de Investimento Global em Londres, reunindo grandes investidores para apoiar um Plano do Reino Unido para uma Revolução Industrial Verde e promover o desenvolvimento de tecnologias limpas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório