Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Eurodeputados aprovam relatório de Pizarro para atrair jovens para pesca

O Parlamento Europeu (PE) aprovou um relatório do eurodeputado Manuel Pizarro (PS) que aborda as questões laborais no setor das pescas e propõe medidas para potenciar a renovação geracional do que diz serem os "guardiões do mar".

Eurodeputados aprovam relatório de Pizarro para atrair jovens para pesca
Notícias ao Minuto

09:34 - 16/09/21 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

O relatório de iniciativa do eurodeputado português, aprovado em plenário com 650 votos a favor, 17 contra e 20 abstenções, salienta que atrair jovens para o setor das pescas é essencial para garantir o futuro da atividade e a sua sustentabilidade ambiental, económica e social.

"Há que combater o preconceito de que os pescadores são predadores interessados apenas em explorar os recursos sem pensar no futuro. Os pescadores são e serão cada vez mais, na verdade, guardiões do mar", acrescentou o eurodeputado

Manuel Pizarro refere ainda que "os pescadores têm idade cada vez mais avançada e é cada vez mais difícil atrair as novas gerações para a pesca", salientando, estando o diagnóstico feito, "é tempo de agir".

"Para garantir a renovação geracional, essencial à continuidade da atividade da pesca, impõe-se um maior reconhecimento social da atividade e da sua importância para o fornecimento de alimentos saudáveis, provenientes de produção sustentável em habitats em bom estado ambiental e que contribuam para a saúde dos europeus", referiu ainda o eurodeputado.

O relatório defende, entre outros pontos, a melhoria das condições de trabalho, habitabilidade e segurança a bordo, a necessidade de ter em conta as especificidades do trabalho a bordo dos navios, a melhoria da formação e o seu reconhecimento a nível europeu, a certificação formal e a valorização do papel desempenhado pelas mulheres no setor das pescas.

O PE incentiva a criação de uma "associação de jovens pescadores europeus" para promover a renovação geracional do setor das pescas e para representar e reunir os jovens pescadores e as respetivas organizações em toda a UE, instando a Comissão a apoiar a mobilização de recursos orçamentais tendo em vista a execução de projetos para este efeito.

Leia Também: Eurodeputados pedem à China que respeite estatuto de Macau

Recomendados para si

;
Campo obrigatório