Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2021
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Mulher do Cabelo de Aço revela segredo para arrastar carros com cabelo

Carla Aguilar é uma das poucas artistas que continua a desempenhar esta arte circense.

Mulher do Cabelo de Aço revela segredo para arrastar carros com cabelo

Embora pareça impossível, há mulheres que conseguem levantar um homem ou arrastar um carro com o cabelo e a argentina Carla Aguilar é um dos exemplos.

Ao site argentino Clarín, a autodenominada Dama do Cabelo de Aço, que faz parte de um Circo de Aberrações, revelou como é que tem “força capilar” para tanto.

Um dos seus segredos é treinar em escolas tradicionais de circo. Desde jovem que Carla se dedica ao estudo da acrobacia, malabarismo e números aéreos. O aperfeiçoamento da técnica veio, posteriormente, através da escola dos Irmãos Videla, no Circo Crioulo.

Além disso, para a artista, há três questões essenciais que é preciso ter em conta: Concentração, condicionamento especial dos cabelos e preparação físico.

“Tenho de fazer muita musculação, trabalho muito a minha flexibilidade. Além do corpo ter de se habituar, ter tudo automatizado, temos de estar em forma”, explicou a circense, acrescentando que “não são os cabelos que suportam todo o peso”.

“Todo o corpo trabalha. Os músculos da cabeça, pescoço e costas são os que mantêm a postura para que os cabelos possam ficar suspensos e as pessoas fiquem com a ilusão de que estou a voar”, detalhou.

Além de ter um cabelo ‘de aço’, Carla também protagoniza outros momentos de “horror”. Deita-se em camas de pregos e chega mesmo a espetar agulhas nos braços e até rosto. Para além do circo, dedica-se ao Wrestling e faz trabalhos como modelo.

A arte da força capilar é uma disciplina muito antiga e é praticada por culturas como a oriental, onde os guerreiros a executavam para demonstrar a sua força. Hoje em dia, são muito poucos os que ainda praticam esta arte circense.

Leia Também: 'De Volta à Praça' com circo e marionetas percorre municípios do Norte

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório