Embora pareça impossível, há mulheres que conseguem levantar um homem ou arrastar um carro com o cabelo e a argentina Carla Aguilar é um dos exemplos.
Ao site argentino Clarín, a autodenominada Dama do Cabelo de Aço, que faz parte de um Circo de Aberrações, revelou como é que tem “força capilar” para tanto.
Um dos seus segredos é treinar em escolas tradicionais de circo. Desde jovem que Carla se dedica ao estudo da acrobacia, malabarismo e números aéreos. O aperfeiçoamento da técnica veio, posteriormente, através da escola dos Irmãos Videla, no Circo Crioulo.
Além disso, para a artista, há três questões essenciais que é preciso ter em conta: Concentração, condicionamento especial dos cabelos e preparação físico.
“Tenho de fazer muita musculação, trabalho muito a minha flexibilidade. Além do corpo ter de se habituar, ter tudo automatizado, temos de estar em forma”, explicou a circense, acrescentando que “não são os cabelos que suportam todo o peso”.
“Todo o corpo trabalha. Os músculos da cabeça, pescoço e costas são os que mantêm a postura para que os cabelos possam ficar suspensos e as pessoas fiquem com a ilusão de que estou a voar”, detalhou.
Além de ter um cabelo ‘de aço’, Carla também protagoniza outros momentos de “horror”. Deita-se em camas de pregos e chega mesmo a espetar agulhas nos braços e até rosto. Para além do circo, dedica-se ao Wrestling e faz trabalhos como modelo.
A arte da força capilar é uma disciplina muito antiga e é praticada por culturas como a oriental, onde os guerreiros a executavam para demonstrar a sua força. Hoje em dia, são muito poucos os que ainda praticam esta arte circense.
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: 'De Volta à Praça' com circo e marionetas percorre municípios do Norte