Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Atuação de Bolsonaro? "Não foi negligência. Foi uma política pensada"

"Houve essas medidas, política de governo. Não foi negligência. Foi uma política pensada", disse ex-ministro da Justiça brasileiro, que acusa Bolsonaro de privilegiar a economia em relação à proteção da vida humana.

Atuação de Bolsonaro? "Não foi negligência. Foi uma política pensada"
Notícias ao Minuto

17:16 - 15/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

O ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr. disse que o presidente Jair Bolsonaro agiu por forma a favorecer a disseminação do novo coronavírus no país e que não se tratou de negligência, mas sim de decisões políticas pensadas.

O também jurista, que coordena o grupo de juristas que apresentou à comissão parlamentar de inquérito (CPI) a lista de crimes cometidos por Bolsonaro durante a pandemia, acusou o presidente brasileiro privilegiar a economia em relação à proteção da vida humana.

"Houve essas medidas, política de governo. Não foi negligência. Foi uma política pensada. Uma ação toda ela dirigida à valorização da economia. Tanto que em março de 2020, a Secom, Secretaria de Comunicação da Presidência, lança uma campanha: 'O Brasil não pode parar'. E, na verdade, ele estava parando no cemitério, nas UCI", afirmou o ex-governante, em entrevista à Globonews.

No entender o jurista, a opção da administração brasileira em dar prioridade à economia e descartar as medidas de contenção do vírus configura crime de responsabilidade. Além disse, a opção fracassou. "Era um engano, porque as economias ocidentais bem mostram que a economia só se desenvolve na medida em que houve controlo da disseminação [do vírus]", afirmou.

"É impressionante. O levantamento que foi feito da conduta [de Bolsonaro] do ano passado, durante todo o ano passado e este ano. Conspirando a favor do vírus, disseminando o vírus, colocando a economia à frente da proteção à vida", acusou.

Recorde-se que Jair Bolsonaro está a ser investigado por uma CPI do Senado brasileiro, para analisar ações e possíveis omissões do governo brasileiro durante da pandemia e já apurou negociações irregulares com vacinas e também outros assuntos suspeitos, como a distribuição de medicamentos ineficazes contra o novo coronavírus na rede pública de saúde.

Leia Também: Juiz suspende dois processos contra Lula da Silva na Lava Jato

Recomendados para si

;
Campo obrigatório