Meteorologia

  • 17 SETEMBRO 2021
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 26º

Edição

Dois turistas americanos morrem durante prática de 'psicobloc' em Maiorca

Os dois turistas estavam a praticar escalada por cima de águas profundas, na ilha espanhola.

Dois turistas americanos morrem durante prática de 'psicobloc' em Maiorca

Dois turistas americanos morreram enquanto estavam a escalar falésias numa zona muito conhecida para escaladas do género, na costa de Maiorca, avança o El Mundo.

Os dois homens, de 25 e 35 anos de idade, voaram de Barcelona para a ilha espanhola na terça-feira para praticar 'psicobloc' [escalada em falésia ou caverna, feita por cima de águas profundas] em cavernas perto do porto de Portocolom.

Um porta-voz da Guardia Civil de Maiorca indicou que o alerta foi dado pouco depois do meio-dia de terça-feira, quando banhistas que viram os dois homens a escalar avistaram, depois, um corpo a flutuar na água, perto da zona de Cova des Cosí.

"Um nadador-salvador local e alguns banhistas prestaram os primeiros socorros mas foram incapazes de o reanimar. Depois, foi avistado outro corpo a flutuar, mais perto da caverna. O resgate marítimo chegou mas já não havia nada a fazer", indicou.

As autoridades confirmaram que os homens estavam a praticar 'psicobloc' e que os seus pertences foram encontrados no local, incluindo os passaportes. O consulado norte-americano foi de imediato notificado.

Foi aberta uma investigação ao caso e as autópsias iriam ser realizadas esta quarta-feira.

Não se conhecem, ainda, detalhes sobre o que terá acontecido, mas dois dos mais conhecidos praticantes desta modalidade de escalada, Eneko e Iker Pou, recorreram ao Twitter para lamentar as mortes, levantando a hipótese de se ter tratado de uma derrocada.

"Consternação e muita pena perante as notícias que nos chegam da morte de dois alpinistas que faziam psicobloc hoje em Cala Sa Nau, Maiorca, zona que temos frequentado por estes dias e onde se tirou esta foto... Tudo aponta para uma derrocada...", escreveram.

Leia Também: Espanha. Detidos cinco polícias e um guarda civil em operação antidrogas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório