Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Israel: Cancelada greve de fome de presos palestinianos

Os quase 1.400 prisioneiros palestinianos que deviam iniciar uma greve de fome no final da semana cancelaram a ação após negociações com as autoridades prisionais israelitas que deram resposta às suas reivindicações, foi hoje divulgado.

Israel: Cancelada greve de fome de presos palestinianos
Notícias ao Minuto

15:37 - 15/09/21 por Lusa

Mundo Israel

A greve de fome dos 1.380 presos, com início marcado para sexta-feira, visava protestar contra a deterioração das condições de detenção após a evasão de seis detidos na semana passada -- quatro dos quais já foram capturados -- da penitenciária de alta segurança de Gilboa, no norte de Israel.

A fuga provocou um surto de tensão nas prisões de Israel, onde estão detidos mais de 4.000 palestinianos.

Hoje, o Clube dos Prisioneiros Palestinianos, organização de defesa dos detidos, indicou que os presos tinham decidido cancelar "a greve de fome coletiva após as suas reivindicações terem sido satisfeitas".

Segundo a associação palestiniana, os detidos pediam, entre outros, o restabelecimento do direito de receber visitas de familiares e o acesso a um telefone público, como acontecia antes da evasão.

Contactada pela agência France-Presse, a administração prisional israelita recusou confirmar ter respondido favoravelmente aos pedidos dos presos.

Leia Também: Israel: Perto de 1.400 presos palestinianos vão iniciar greve de fome

Recomendados para si

;
Campo obrigatório