Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Marrocos aprova nomeação de enviado especial da ONU para Saara Ocidental

Marrocos aprovou a nomeação do diplomata ítalo-sueco Staffan de Mistura como o novo enviado especial da ONU para o Saara Ocidental, cujo posto está vago desde 2019, disse hoje o embaixador marroquino junto das Nações Unidas.

Marrocos aprova nomeação de enviado especial da ONU para Saara Ocidental
Notícias ao Minuto

14:53 - 15/09/21 por Lusa

Mundo ONU

"Marrocos foi previamente consultado sobre esta nomeação e já notificou a sua aprovação ao [secretário-geral da ONU] António Guterres", declarou o diplomata marroquino Omar Hilale, numa entrevista à agência de notícias MAP, que foi hoje publicada.

Hilale especificou que "as consultas (estavam) em andamento" e que o anúncio da nomeação de Staffan de Mistura será feito nos próximos dias, após a aprovação dos membros do Conselho de Segurança" das Nações Unidas.

A questão do Saara Ocidental, uma ex-colónia espanhola, considerada "território não autónomo" pela ONU na ausência de um acordo definitivo, opõe, há décadas, Marrocos e os separatistas da Frente Polisário, grupo apoiado pela Argélia.

O último enviado especial da ONU para o Saara Ocidental, o alemão Horst Köhler, não foi substituído após a sua renúncia, em maio de 2019, por motivos de saúde.

Staffan de Mistura é um diplomata experiente que ocupou cargos importantes na ONU, nomeadamente como enviado especial das Nações Unidas para a Síria (2014-2018) e representante especial do secretário-geral da ONU no Iraque (2007-2009) e no Afeganistão (2010-2011).

"Uma vez nomeado (...), De Mistura poderá contar com a cooperação e apoio inabalável de Marrocos na implementação da sua diplomacia para a resolução deste litígio regional", assegurou Hilale.

Todas as tentativas de resolver o conflito falharam até agora.

Marrocos, que controla quase 80% deste vasto território desértico, propõe um plano de autonomia sob a sua soberania, mas a Frente Polisário pede um referendo de autodeterminação.

Leia Também: PM indigitado de Marrocos retira-se da gestão do seu grupo empresarial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório