Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Voos comerciais entre Irão e o Afeganistão foram retomados

Os voos comerciais entre o Irão e o Afeganistão recomeçaram hoje após um mês de interrupção, com uma ligação da companhia iraniana Mahan Air entre a cidade iraniana de Machhad e Cabul.

Voos comerciais entre Irão e o Afeganistão foram retomados
Notícias ao Minuto

13:29 - 15/09/21 por Lusa

Mundo Mahan Air

"Hoje, a Mahan Air transportou passageiros entre Machhad (nordeste do Irão) e o aeroporto de Cabul", indicou a agência noticiosa iraniana Fars.

"Neste momento, este avião está a regressar a Machhad com passageiros", precisou a agência.

A aviação civil iraniana tinha anunciado a interrupção dos voos para Cabul por razões de segurança a 16 de agosto, um dia depois da tomada do poder no Afeganistão pelos talibãs.

Nessa altura, esta companhia assegurava dois voos por semana entre Machhad e Cabul.

A Mahan Air, a segunda companhia aérea iraniana depois da pública Iran Air, integra a lista negra das entidades visadas por sanções norte-americanas contra o Irão desde 2011.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a República Islâmica acolhe mais de 3,46 milhões de afegãos, a grande maioria refugiados, o que representa mais de 4% da população do país.

Crítico dos talibãs quando estes estiveram pela primeira vez no poder no Afeganistão (1996-2001), o Irão tem insistido no último mês para que o movimento fundamentalista forme um governo que represente todos os grupos afegãos.

Os dois países partilham uma fronteira de 945 quilómetros.

Leia Também: "Vamos aumentar a ajuda humanitária ao Afeganistão em 100 milhões"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório